Como reter os clientes em tempos de crise: confira 5 dicas práticas.



 

Ser efetivo na retenção e fidelização de clientes pode mudar os impactos da crise na vida do empreendedor, como essa que estamos sofrendo com a pandemia trazida pela Covid-19.

 

Imagine um balde sendo o seu negócio e a água o número de clientes. Se o seu balde estiver com um furo embaixo, não importa quanta água entre no balde, ele nunca ficará cheio e com certeza nunca irá transbordar. É por isso que antes de pensar em atrair novos clientes para o seu negócio é importante que você esteja retendo os que você já possui.

 

A matemática é muito simples: se você mantiver os clientes de hoje e atrair novos, seu empreendimento irá crescer. E você empreendedor com certeza devia estar pensando algo parecido com isto no final do ano de 2019. 

 

Mas veio a pandemia trazido pelo vírus da Covid-19 e a necessidade de reinventar a forma de reter os clientes se tornou mais urgente do que nunca.

 

É pensando nesta necessidade e em você, dono de negócio, que o Banco do Empreendedor separou estas 5 dicas práticas para te ajudar a reter clientes e passar por essa situação juntos.

 

Conheça quem é o seu Público

 

Quanto mais você conhece quem é o seu cliente, o porque ele frequenta o seu negócio, o que ele gosta, o que ele não gosta, mais ele se sentirá à vontade para frequentar ou comprar de você. O cliente ganha a confiança e sabe o que esperar seja do produto, serviço ou atendimento e assim o seu empreendimento se torna a escolha mais óbvia e clara para o cliente. 

 

Assim você, dono de negócio, saberá qual o público que você deve focar. Isso fará com que você reduza custos, tenha mais resultados e atinja cada vez mais clientes parecidos, tornando seu negócio uma referência.

 

Transformação Digital

 

A transformação digital é uma onda crescente nos últimos 2 anos e tem revolucionado a forma de fazer negócios.

 

Primeiramente você deve estar presente nas redes sociais do seu público-alvo, mostrando a eles que você é principal opção de compra. Ter um perfil nas redes sociais dos seus clientes permite que você tenha contato direto com o consumidor, dando o primeiro passo na fidelização, que é criar um relacionamento com o cliente.

 

Mas isto é o básico. Se você já está presente nas redes sociais mostrando a marca do seu empreendimento é a hora de dar o próximo passo: investir em marketing digital. Investir em marketing digital fará com que suas campanhas atinjam as pessoas certas, trazendo mais retorno e como consequência, mais vendas.

 

As formas de pagamento também mudaram para facilitar ainda mais os negócios, sendo aceito transferências, cartões e contas digitais, com o benefício de oferecer agilidade, segurança e hoje mais importante do que nunca: saúde. Já que sendo tudo digital, diminui a necessidade de contato com outras pessoas.

 

Se você quiser saber mais sobre as transformações digitais e como elas podem te ajudar, não deixe de conferir:

6 inovações tecnológicas para empreendedores

 

Preocupe-se com a experiência do cliente

 

Não importa se você tem uma lanchonete ou uma loja de roupas. O que os clientes buscam hoje, além do produto que você oferece, é a experiência que ele tem durante o consumo. Porque no mercado concorrido e acirrado que vivemos hoje, se ele não encontrar isso com você, ele irá procurar o seu concorrente.

 

Isto é importante não apenas enquanto o cliente está fazendo negócios com você, recebendo um rápido e bom atendimento, mas também no pós-venda. 

Para dicas de atendimento acesse:

Boas práticas de atendimento

 

É nesta parte que muitos empreendedores deixam a desejar, pois é procurando o cliente após a compra e demonstrando interesse real sobre a satisfação dele que você conseguirá trazer o diferencial para o seu negócio e assim você reter o seu cliente.

 

Gestão de gastos

 

Saber gerenciar os gastos da sua empresa não é tarefa importante apenas em tempos de crise, mas agora qualquer deslize pode infelizmente trazer danos e impactos muito maiores do que em tempos normais.

 

Se você mantém um controle rígido do seu negócio pode contar com uma variável a menos no final do mês: a incerteza das entradas e saídas do seu caixa.  Portanto, segurança será sempre a melhor opção. Para ajudar neste e em outros desafios, o Banco do Empreendedor oferece a conta digital Empreende+, com benefícios exclusivos como a gestão e controle de gastos de forma automatizada.

 

Veja aqui como organizar as contas do seu empreendimento pela conta digital Empreende+

Conta Digital Empreende+

Promoções e descontos para novas compras

Uma vez que você seguiu os passos citados acima, você pode oferecer aos seus melhores clientes descontos e promoções para que eles voltem a comprar com você ou até mesmo ajudem a divulgar o seu negócio. 

 

Isto fará com que eles se sintam importantes e se tornem promotores da sua marca.

Acredite, aquele desconto que você oferece fica bem menor quando o cliente premiado começa a retornar mais vezes, trazendo os amigos, a família e fazendo propaganda do seu negócio.

 

Se mesmo assim, pela crise está difícil ter uma margem para oferecer essa promoção ao seu cliente, você pode sempre procurar empresas parceiras para fazer uma promoção em conjunto.

 

Esperamos que as dicas acima possam ajudar você Empreendedor neste tempo de crise.

 

Se além das dicas, neste momento você está precisando de crédito, o Banco do Empreendedor fez o ZapCredi, para que você possa solicitar seu crédito diretamente pelo whatsapp de maneira rápida e segura. Saiba como aqui:

Como solicitar crédito pelo WhatsApp

 

Esperamos que com isto os impactos da crise trazida pela Covid-19 sejam menores para o seu negócio. Sucesso!

 




Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens