Saiba quais os setores estão em alta mesmo durante a crise econômica.



 

A pandemia da Covid-19 mudou o mundo em todos os aspectos. E os efeitos do Coronavírus na economia indicam uma crise global até 2021, de acordo com o FMI (Fundo Monetário Internacional).

 

O isolamento é apontado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como o método mais efetivo de conter a pandemia do novo Coronavírus, enquanto as vacinas ainda não estão prontas e disponíveis para a população. 

 

Realmente tem se mostrado muito efetivo nos países onde o distanciamento social foi levado à sério. Mas enquanto o isolamento é benéfico para a saúde da população, os danos econômicos são incontáveis.

 

Os micro e pequenos empresários são os que acabam levando o maior prejuízo. Já que em sua maioria representam os setores mais afetados: como o de restaurantes e comércio de rua, que do dia para a noite tiveram que fechar as portas.

 

Mas em contrapartida a essa queda nos negócios, tiveram os negócios que viram suas demandas aumentarem durante a crise. 

 

Estes empresários têm em comum duas coisas: ou são de um setor que não foi afetado pelo isolamento, como o caso das empresas de delivery, ou são donos de negócio que souberam aproveitar a onda de reinvenção tecnológica e digital que vem crescendo no Brasil para facilitar durante esse período de isolamento.

 

Delivery

 

O serviço de delivery é um setor que vem tomando cada vez mais espaço. Antes era mais atrelado à entrega de comida, que com a pandemia deu um salto nas vendas. Mas hoje se estende aos mais diversos serviços, como farmácias, mercados e lojas de roupas. 

 

A demanda pelo serviço se tornou tão grande e necessária durante esta crise que hoje há aplicativos no qual você aluga o serviço de entrega diretamente pelo celular, com pagamento online e com a segurança de que o produto será entregue de maneira rápida. Até mesmo serviços como pet shop agora entraram na onda do delivery.

 

Indústria

 

Uma vez que o comércio está ativo atendendo as demandas da população mesmo que não fisicamente, mas sim usando o delivery, surge a necessidade de ter matéria-prima o que vem mantendo a indústria ativa. 

 

As indústrias em geral já possuem o máximo de processos automatizados, o que fez com que o impacto do Covid sob a produção fosse menor.

 

Estamos falando dos mais diversos tipos de indústria, desde o setor alimentício até o de plástico, usado nas embalagens. Sendo a indústria uma grande responsável pelos postos de emprego no Brasil, mantém assim aquecido também outros setores que dependem da indústria, como o setor logístico e de transportes. 

 

A indústria de máscaras e produtos de EPI (Equipamento de Proteção Individual) tiveram grande aumento na produção acompanhadas das empresas do álcool em gel.

 

Mobiliário

 

Uma vez que o home office obrigou boa parte das pessoas a transformar seu lar também em escritório, vemos a crescente nas compras on-line de móveis e mobília para tornar o espaço cada vez mais confortável e aconchegante.

 

As lojas viram também na tecnologia uma forma de manter o consumidor comprando e recebendo a mesma qualidade de atendimento e serviço, mas desta vez tudo de forma digital. Por essa razão muitos vendedores utilizam aplicativos como o WhatsApp para fazer o pós-venda e também a venda.

 

Educação

 

O isolamento mudou a forma como as escolas e universidades apresentavam as aulas, se apoiando no formato EaD (Educação à Distância) para não deixar que a pandemia afete o desenvolvimento educacional.

 

Mas os adultos também não ficam de fora, agora que estão integralmente em casa estão vendo uma oportunidade para fazer aquele curso que há tempo desejavam mas não tinham tempo ou para aprender até mesmo uma nova profissão, através de cursos profissionalizantes ou de idiomas.

 

Toda essa procura fez com que muitos cursos online ganhassem espaço desbravando um novo setor, mais necessário do que nunca. As aulas são geralmente gravadas o que mostra uma vantagem ao modelo presencial, já que você pode acessar o conteúdo quantas vezes forem necessárias.

 

Veja abaixo algumas dicas de cursos que o Banco do Empreendedor separou para você:
Dicas de cursos grátis

 

Saúde

 

A descoberta do novo vírus tem chamado a atenção não apenas para o Covid-19, mas a população em geral passou a se preocupar mais com a saúde de uma forma geral. 

 

Novamente o meio digital vem ajudar este setor pois várias pesquisas mostram o aumento da procura dos mais diversos serviços de saúde. De exames à consultas, os profissionais agora fazem o atendimento pela internet ou telefone, sendo o atendimento físico usado apenas em últimos casos.

 

Estes são os principais setores que não foram afetados pela crise econômica trazida pelo Coronavírus. 

 

Mas há aqueles setores que foram afetados e mesmo estão se reinventando e usando a tecnologia e os meios digitais para isso.

 

Se você é empreendedor e acredita que pode se beneficiar dessa alta demanda mas ainda não está no meio digital, acesse os conteúdos abaixo e saiba como o Banco do Empreendedor pode ajudar você:

Os melhores aplicativos para empreendedores

 

Mas se você ainda não é empreendedor, temos 7 ideias para você começar já:

7 ideias de negócios online


 





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens