Veja como criar uma reserva de emergência em 5 passos simples
Quando a pandemia do Covid-19 eclodiu, empresas que dependiam do movimento na loja física e não tinham caixa emergencial quebraram. A quarentena nos mostrou a importância de ter uma reserva financeira formada. E se engana quem pensa que só as grandes corporações precisam disso. Essa deve ser uma preocupação das micro e pequenas empresas também.
Vamos entender melhor esse assunto?
O que é Reserva de Emergência
Uma reserva de emergência é um caixa de emergência para o seu negócio. Como o próprio nome já diz, é um dinheiro que você deve usar em situações emergenciais.
Você pode usar uma reserva para atender a necessidades financeiras não planejadas de curto prazo, como foi o caso da pandemia, por exemplo, quando as vendas e o faturamento caíram. A reserva de emergência é uma ótima opção para ter na manga, ao invés de contrair dívidas de cartão de crédito ou empréstimo. Com ela você pode pagar custos inesperados e, em muitos casos, minimizar o valor dos gastos, já que com o dinheiro para pagamento à vista é possível negociar descontos.
Qual o valor de uma Reserva de Emergência
Agora que você sabe o que são reservas de caixa, você pode estar se perguntando quanto investir nelas.
Antes de mais nada, é preciso ter em mente que se você não colocar dinheiro o suficiente na sua reserva, ela pode não ser tão útil quanto deveria na hora que uma emergência surgir. Ao mesmo tempo, colocar demais pode ser muito caro para o seu negócio. Como, então, encontrar o equilíbrio?
Resumindo: você precisa de dinheiro suficiente para cobrir custos inesperados, mas também não pode prejudicar os investimentos no seu negócio.
A maioria dos especialistas financeiros sugere que as reservas de emergência cubram de três a seis meses de despesas. Mas, não existe um valor único para todos. Para descobrir o ponto ideal da sua reserva de caixa, observe as suas necessidades financeiras. Analise seu fluxo de caixa, orçamento e fluxo de caixa projetado. Tenha em mente de quanto você precisa por mês para manter o negócio rodando.
São as despesas e ganhos da sua empresa que mostram quanto você deve colocar em sua reserva de emergência.
Se você tem uma despesa mensal de R$ 2 mil, por exemplo, o ideal segundo os especialistas é criar uma reserva de no mínimo R$ 6 mil, podendo chegar até R$ 12 mil.
Como fazer uma Reserva de Emergência
Construir uma reserva emergencial pode ser um processo devagar, dependendo da realidade do negócio. Especialmente para micro e pequenas empresas, que têm uma capacidade de investimento limitada. Mas o importante é se preocupar com isso desde o começo do negócio, a mentalidade aqui conta até mais do que a quantia que você tem para investir na reserva.
A seguir, veja como criar a sua reserva financeira em passos simples:
1. Crie uma conta só para a Reserva de Emergência
Normalmente, se economiza dinheiro para a reserva em uma conta bancária comercial.
Portanto, para iniciar sua reserva de dinheiro, abra uma nova conta bancária. Sua conta de reserva de caixa deve ser separada de sua conta bancária comercial geral e de outras contas específicas, como uma conta de folha de pagamento. Isso vai te ajudar a ter mais controle sobre a reserva.
2. Controle a sua fatura
Muitas vezes, você pode realizar vendas e ainda assim ter problemas com o fluxo de caixa porque não recebe o pagamento no prazo. Você pode gerenciar facilmente seu fluxo de caixa e, ao mesmo tempo, economizar dinheiro quando puder, se liquidar suas faturas no prazo. Então mantenha esse fluxo em ordem para garantir que o dinheiro está entrando na conta.
3. Reduza seus gastos
Reduzir suas despesas é uma das melhores maneiras de economizar algum dinheiro. Isso pode parecer difícil, mas há muitas maneiras de cortar gastos sem prejudicar o negócio. Você pode começar renegociando seus contratos com fornecedores, por exemplo.
Para manter seus clientes, essas empresas podem oferecer melhores taxas ou prazos, pois reconhecem e entendem os desafios pelos quais a maioria de seus clientes está passando.
4. Tenha um orçamento para a reserva
Todo mês você paga vários boletos, certo? Que tal começar a pagar um desses boletos para você mesmo? É isso que você vai fazer para construir a reserva de emergência.
Todo mês, já separe uma parte do seu faturamento para destinar à reserva. Aproveite os melhores meses de venda para aumentar esse valor e cobrir o eventual gap de meses mais difíceis, mas não deixe de “se pagar”.
Evite a tentação de retirar suas economias sem reabastecê-las adequadamente. Veja isso como uma dívida que você deve a si mesmo.
5. Pague de volta sua reserva caso você a use
Se você usou sua reserva de caixa durante uma emergência ou precisou dela para outras despesas, não se esqueça de pagá-la depois. As reservas de emergência devem ser usadas de tempos em tempos, mas também devem ser reembolsadas quando usadas.
Como o COVID-19 nos mostrou, você não pode prever quando o caos ocorrerá. se você não estiver preparado financeiramente para qualquer evento, corre o risco de perder seus negócios. Como ninguém pode prever o futuro, é importante garantir que você esteja sempre pronto para o pior.
Se você seguir os conselhos acima, terá estabelecido sua reserva de caixa como uma despesa fixa para que ela comece a ser reabastecida rapidamente. No entanto, se você drenou uma grande parte dele, talvez queira aumentar seu valor de reembolso mensal ou até considerar adicionar uma quantia única à reserva.