Abrir um negócio em bairros humildes é uma ótima oportunidade para você e para a comunidade, confira dicas sobre o assunto
Abrir um negócio em bairros de baixa renda é uma ótima oportunidade não só para você, como para a comunidade. Já imaginou que legal você gerar oportunidade de emprego para os moradores locais?
Além disso, provavelmente a sua maior clientela será composta pelos moradores do local, o que significa que o dinheiro irá circular pelo próprio bairro.
Mas, qual negócio abrir em um bairro de baixa renda? Abaixo listamos algumas opções e também damos dicas para você ter mais sucesso.
O que levar em consideração antes de abrir um negócio em bairros de baixa renda
Escute os moradores do local
Assim como em qualquer outro tipo de empreendimento, o ponto de partida é pensar em alguma solução que você pode criar. Pensando no bairro em que você pretende abrir a empresa, quais são as dificuldades que você observa? Quais problemas os moradores têm que você pode ajudar a eliminar?
Uma boa ação para realizar nesta fase é conversar com as próprias pessoas do bairro. Pergunte a elas o que elas sentem faltam na região. As respostas com certeza te darão insights valiosos do tipo de negócio que pode vingar, ou não.
Conheça a realidade econômica do local
Existem diferentes tipos de bairro de renda menor, e você precisa identificar qual a faixa salarial das pessoas que moram no local. Isso é determinante para você saber quanto as pessoas poderiam pagar pelos seus serviços ou produtos, sem correr risco de abrir algo e quebrar a empresa por não poder precificar os produtos da maneira adequada.
Escolha um ponto físico estratégico
Não adianta abrir um negócio em uma rua pouco movimentada ou muito escondida. Você precisa ser estratégico na hora de escolher o local da sua loja. Pensei, por exemplo, em qual a rota que as pessoas fazem para ir do trabalho para casa. Procure locações já nos lugares certos. Quanto mais fácil for das pessoas te acharem, melhor.
Abra um CNPJ e regularize sua situação
Nada de começar a empreender “por baixo dos panos” só porque está em um lugar mais humilde, ok? Trate sua empresa com seriedade. Abra um CNPJ e faça da sua empresa um negócio legal. Se possível, contrate um contador desde o início para ajudar com todo o processo.
Tenha uma reserva de emergência
Antes de iniciar o negócio, é recomendado que você já tenha uma reserva de emergência para a empresa. Isso porque em bairros de baixa renda pode ser que você tenha uma clientela limitada, o que pode tornar o crescimento da empresa mais lento.
É importante estar preparado para eventuais emergências, ou até mesmo para manter o negócio rodando nos primeiros meses sem dar lucro.
Ideias de negócios para abrir em bairros de baixa renda
A primeira sugestão é abrir um delivery de comida, já que é algo que qualquer pessoa tem necessidade. Se já existirem negócios parecidos no bairro, pense em como você se destacar e o que pode oferecer para ser atrativo. Inaugurar um boteco também é uma ótima ideia.
Outra ideia interessante e estratégica é criar um ponto de mototáxi, já que moradores de bairros humildes costumam sofrer com a dificuldade de transporte e locomoção. O mototáxi, além de ser uma opção mais barata que um táxi ou uber, também casa muito com a comunidade local, que costuma ter familiaridade com moto.
Abrir uma loja de xerox e impressão também é uma boa sugestão. Já pensou na quantidade de pessoas que precisam pagar boletos, tirar segundas vias de contas e fazer currículos? Em bairros mais afastados fazer tudo isso é um desafio.
Para definir qual a melhor ideia, a chave é pensar no comportamento das pessoas do bairro e entender como você pode tornar a vida delas mais fácil. Tenha isso em mente e com certeza as chances de abrir um negócio de sucesso em baixos de renda serão mais altas!