Programa de fidelidade: o que você precisa saber antes de implantar um



 

Para o empreendedor, qual é realmente o valor dos programas de fidelidade? Entenda e veja o que você precisa considerar

Quem não gosta de trocar passagens aéreas por milhas? Ou de ganhar um pedido no seu restaurante preferido após atingir um certo número de compras? Esses são apenas alguns exemplos famosos de programas de fidelidade. E quando analisamos como consumidores, é muito simples de entender porque eles são tão importantes. 

 

Participar de um programa de fidelidade é, na maior parte dos casos, algo benéfico, pois faz com que você conquiste algumas recompensas. Esses programas nada mais são do que um atrativo para conquistar clientes. É uma forma da empresa conceder vantagens aos consumidores que compram recorrentemente no estabelecimento envolvido.

 

Mas e para o empreendedor? Qual é realmente o valor dos programas de fidelidade? E o que precisa ser levado em consideração antes de criar um?

 

Neste texto vamos elucidar essas questões. 

Programa de fidelidade: Por que empreendedores devem considerar implementar um?

Podemos dizer que programas de fidelidade são uma estratégia de fidelização de clientes. Seu objetivo é criar um relacionamento com o consumidor, o qual quanto mais duradouro, mais benéfico é. 

 

Para entender a importância dessa estratégia, podemos recorrer a Philip Kotler. O “pai do marketing” afirma em suas obras que conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um cliente já existente. Uma diferença gritante, não é mesmo?

 

Você mesmo no seu próprio negócio já deve ter sentido isso na pele. Nenhum empresário quer que um cliente compre apenas uma vez. Então, se você está buscando uma forma de reter os seus clientes, implantar um programa de fidelidade é uma ótima saída.

O que você precisa saber antes de implementar um programa de fidelidade

Mas antes de sair por aí criando o seu programa, existem algumas coisas que você precisa ter em mente. 

Existem diferentes tipos de programas de fidelidade

Antes de mais nada, você precisa saber que nem todo programa é igual. Existem vários tipos diferentes, e é seu dever conhecê-los antes de escolher qual é mais adequado para o seu negócio. Os principais tipos de programa de fidelidade são:

 

- Cartões fidelidade: esse é disparado o modelo mais conhecido. Ele funciona através de um cartão, no qual cada nova compra fica registrada. Quando o cliente atinge um determinado número, ele é presenteado com a recompensa;

- Sistemas online de fidelidade: esse tipo é parecido com o cartão fidelidade, só que nele o consumidor precisa cadastrar seu CPF. Assim, toda compra feita é registrada e vai acumulando pontos. O registro também pode ser feito através de um formulário online;

- Programas de cashback: neste modelo o cliente precisa se cadastrar em uma empresa que oferece cashback (“dinheiro de volta”). Assim, toda vez que ele realizar uma compra, receberá uma porcentagem do valor de volta;

- Programas de coalizão: esse tipo de programa envolve uma parceria entre empresas que prestam serviços complementares. A recompensa vem quando o cliente consome nos estabelecimentos que fazem parte da aliança;

- Programas personalizados: o exemplo mais famoso desse caso são os programas de milhas. Nessa modalidade, o consumidor acumula pontos que podem ser trocados por diferentes produtos, serviços ou descontos.

 

É legal salientar que você não precisa escolher um único modelo. Dependendo do seu negócio, pode ser interessante ter mais de um tipo de programa.

Um programa de fidelidade só funciona se o resto da empresa funcionar

E o que queremos dizer com isso? Que de nada adianta você ter uma estratégia de fidelização, se a qualidade do seu produto ou serviço não é impecável. Ou se você tem um atendimento e suporte ao cliente ruim. 

 

Antes de implementar um programa de fidelidade, certifique-se de que o seu negócio cumpre com sua proposta de valor.

É preciso pensar no marketing do programa

Não pense que é só criar um programa de fidelidade para a sua empresa que os clientes vão começar a fazer fila para fazer parte. Tão importante quanto desenhar um bom programa, é investir na sua divulgação.

 

Você precisa fazer com que o seu público conheça esse programa, entenda seus benefícios e veja valor em participar. Por isso, nada de despriorizar a sua estratégia de marketing! E lembre de sempre usar uma linguagem clara, que atinja os seus clientes ideais.

Uma boa gestão de caixa é fundamental para manter o programa funcionando

Vamos ser sinceros, um programa de fidelidade possui um custo que pode ser relativamente alto para ser mantido. Você precisa negociar com fornecedores para escolher quais produtos podem entrar na promoção, por exemplo, e isso requer uma mobilização constante da sua equipe. Além disso, existem os custos de campanha e comunicação com o cliente.

 

Então, antes de implementar essa estratégia coloque tudo na balança. Certifique-se de que sua empresa tem uma boa gestão de caixa, do contrário essa é uma iniciativa que pode ser um tiro no pé.

 

Esperamos que essas dicas tenham sido relevantes e ajudem você a conquistar muitos clientes para o seu negócio! 





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