Presença digital: por que ela é tão importante para seus negócios?



 

No último ano, a migração do offline para o online se acelerou. Para os negócios que querem ter sucesso, estar presente digitalmente é imprescindível

Você que é empreendedor sabe quão desafiador é ter sucesso nos negócios, especialmente quando há uma competição tão acirrada na era digital. 

 

As estratégias de marketing podem variar de empresa para empresa. As grandes empresas podem investir enormes quantias em publicidade impressa e transmitida, e realizar campanhas de promoção massivas porque têm capital suficiente. Já as pequenas e média empresas, por outro lado, têm recursos limitados, portanto, há menos opções de panfletos, cartões telefônicos ou propaganda. 

 

No entanto, o avanço da Internet mudou drasticamente o campo de jogo. O ambiente digital hoje promove oportunidades semelhantes de marketing para todos os tipos de negócios. O marketing na Internet não é apenas acessível, mas também uma forma muito eficaz de marketing para a maioria das empresas. É por isso que mais e mais negócios estão se concentrando em ter uma forte presença online.

Por que sua empresa precisa de presença online

Aqui está o ponto: ter uma presença online pode deslanchar ou quebrar um negócio, especialmente para donos de pequenas empresas. E independente do seu nicho de negócio.

 

A maioria das pessoas usa o Google ou outros mecanismos de pesquisa para encontrar informações sobre um negócio ou empresa hoje em dia. Se eles não conseguirem encontrar nada sobre sua empresa online, isso pode afetar seriamente sua credibilidade e reputação no mercado. 

 

Na verdade, é fundamental que as empresas construam uma presença online para aumentar sua publicidade, produtividade e vendas. E a criação de um site é uma etapa vital para iniciar sua presença digital. O site servirá como uma vitrine onde você pode mostrar seus produtos ou serviços, além de comunicar informações relevantes a seus clientes em potencial.

 

Especialmente em tempos de pandemia e com menos circulação de pessoas nas ruas, isso se torna extremamente interessante. Estar presente nas redes sociais também é algo que fortalece a sua presença e te aproxima do público.

 

Pode ter certeza: o tempo dedicado a construir uma presença online para o seu empreendimento é um tempo bem gasto. A seguir listamos cinco razões pelas quais é tão importante para o seu negócio estar presente no digital: 

1. Uma presença online melhora a acessibilidade

Um grande motivo para construir uma presença online é porque sua concorrência provavelmente já está fazendo isso. 

 

Se um consumidor puder pesquisar os produtos ou serviços que você trabalha no Google em sua cidade ou município, e você não for encontrado em nenhum lugar, ele não terá como descobrir sobre você. Pior ainda, ele provavelmente encontrará seus concorrentes e os examinarão online em vez de procurarem por você offline.

 

Ter uma presença online aumenta a acessibilidade para seus clientes ou consumidores. É uma maneira fácil para eles procurarem preços e horários e comparar todos esses fatores com seus concorrentes com um simples clique. E é importante que seja fácil - nada deve demorar muito para carregar e nada deve ser difícil de encontrar. Quaisquer perguntas que eles precisem responder devem estar prontamente disponíveis no próprio site e, se não estiverem, você deve garantir que suas informações de contato sejam exibidas de forma óbvia.

2. Uma presença online atinge um público mais amplo

Uma presença online também permite que o cliente venha até você. Mesmo quando você estiver fechado, os clientes poderão comprar ou pelo menos encontrar seus bens e serviços online. 

 

Basicamente, eles estão fazendo seu trabalho por você, mesmo quando você não está trabalhando sozinho. Não há melhor para um negócio do que isso. Você será capaz de atingir um público mais amplo, a nível municipal, estadual, nacional ou até mesmo internacional.

 

Permitir que seu negócio alcance o maior público possível só será benéfico. E a melhor parte? Quando os clientes gostam do que veem, eles ficam dispostos a compartilhar as novidades de seus produtos e serviços com outras pessoas. 

 

Permitir que esses clientes secundários vejam que seu site está atualizado garantirá que você pareça um profissional. Para melhorar isso, ter contas de mídia social ativas permitirá que seus produtos e serviços sejam compartilhados facilmente entre os clientes e, então, você terá ainda mais clientes acessando seu site. 

3. Uma presença online constrói confiança com o cliente

A beleza de ter um site, blog e contas de mídias sociais é que eles permitem análises e comentários sobre seus produtos. Como um especialista em seu negócio, você será capaz de responder a qualquer dúvida de forma rápida e completa. Qualquer elogio que esteja publicamente disponível irá construir sua presença online e mostrar até mesmo aos clientes novos que você é uma empresa respeitável.

 

Mesmo onde houver avaliações ou comentários negativos, você pode alcançar clientes insatisfeitos e resolver o problema para que seu bom nome permaneça intacto. É melhor saber sobre um cliente insatisfeito para que você possa fazer as pazes e levar seu nome adiante, em vez de ter um cliente irritado compartilhando sua aversão por sua empresa sem você nem mesmo saber que ele estava infeliz. 

 

Ser capaz de corrigir os erros só ajuda a construir a lealdade do cliente. 

4. Uma presença online facilita o marketing

Vender seus produtos e serviços torna-se um processo fácil, graças à sua presença online. Os consumidores poderão navegar pelos seus produtos e garantir que estão satisfeitos com a escolha, sem se sentir pressionados pelos vendedores. E, como dissemos, você não precisa estar lá para que todo esse processo ocorra. Mesmo à noite, os clientes estarão comprando.

 

Não só o processo não é mais limitado, mas também é interminável (no bom sentido!). O seu marketing online pode custar tanto ou tão pouco quanto você decidir. Você não precisa enviar cupons ou folhetos; você pode simplesmente compartilhá-los com o clique de um botão. Você pode anunciar seus produtos e serviços gratuitamente em seus sites de mídia social e em seu blog. E, se você se concentrar em melhorar seu SEO, os motores de busca trabalharão a seu favor.

 

E aí, o que está esperando para tornar o seu negócio digital?





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