A crise causada pelo coronavírus pegou a todos de surpresa, mas isso não impede que o empreendedor tome ações para encarar o problema. Esse momento requer um novo planejamento de negócio que ajude a sua empresa a sobreviver à crise e ao após crise.
Nesse momento de crise não mudar pode significar deixar de existir para algumas empresas. Enfrentamos um cenário atípico onde adaptações são necessárias e por isso empresas devem ter um planejamento de negócios especial nesse momento.
O planejamento de negócio serve para orientar os próximos passos que a empresa irá seguir, assim como quais medidas serão tomadas para adaptar-se para sobreviver à crise e para se recuperar após a crise.
Mesmo não sabendo exatamente quais serão os próximos episódios dessa crise, devemos reunir todas as informações que temos e planejar os próximos dias da nossa empresa.
Para fazer o seu planejamento de negócios nesse momento você deverá analisar como está a situação atual do mercado, da economia, quais mudanças ocorreram na rotina da sua empresa, colaboradores, fornecedores e, em especial, dos seus clientes.
Benefícios do Planejamento de negócios para a crise.
Nesse momento um planejamento de negócios especial para o período de crise é um grande aliado na luta pela sobrevivência da sua empresa em meio a essa crise. Sendo o planejamento muito útil para:
1.Simulação de Cenários: Imaginar futuros cenários que a sua empresa enfrentará na crise é muito importante. Deve-se considerar cenários cuja duração da crise seja diferenciado. Podendo acabar logo, ou durar muito tempo ainda.
2.Prevenção de risco: A simulação de cenários te ajuda a identificar risco e problemas que a sua empresa enfrentará. Com essa informação fica mais fácil se preparar e pensar em medidas preventivas.
3.Correção estratégicas: Ao fazer o planejamento você planeja cada etapa que a sua empresa passará e quais os resultados esperados. Se algo fugir do planejado você pode intervir com novas estratégias.
Para que o seu planejamento seja um aliado da sua empresa e possa te ajudar com os pontos acima é essencial que ele contenha algumas informações. Ele deve refletir o cenário atual da crise e suas consequências.
Separamos aqui as informações que não podem faltar na hora de você fazer o seu planejamento de negócios para sobreviver a crise e ao pós crise.
1.Como está o mercado?
Praticamente todos os segmentos tiveram que passar por adaptações para estarem de portas abertas, desde de questões de higiene até alterações na forma de prestar o serviço, como é o caso de academias e restaurantes.
Aqui você deve buscar saber quais foram as mudanças para o seu mercado. Preciso fazer alguma mudança para seguir no mercado? Adeque-se as novas regras.
Você precisa entender qual o reflexo da crise no seu mercado. Restaurante tiveram uma queda brusca de vendas no local, mas as vendas no delivery aumentaram.
Logo os restaurantes precisam se adaptar para serem competitivos ao prestar esse tipo de serviço agora, o delivery! Além do cuidado dobrado com a higiene.
Essas mudanças no mercado, geram mudanças internas nas empresas, que exigem mudanças nas rotinas processuais para atender a nova demanda.
Para aprofundar o nosso entendimento do movimento do mercado, vamos buscar com mais detalhes as demais informações.
2.Qual o reflexo da crise para os seus clientes?
Essa pergunta serve para entender melhor quais as mudanças ocorreram no cotidiano do seu público alvo. Além do mercado, o perfil do seu cliente é muito importante nessa hora para fazer o seu planejamento.
Empresas com cliente fiéis e que sentiram o impacto financeiro da crise tem feito campanhas promocionais para ajudar seus clientes. Empresas de softwares por exemplo, diminuíram ou isentaram mensalidades durante a pandemia.
Essa é uma ação que gera muito valor com o cliente, estreita os laços e reforça o compromisso de parceria para pós a crise.
Em contrapartida, empresas cujos clientes não sentiram tanto o impacto financeiro, ou que possuam produtos de baixo preço, apostaram em vendas antecipadas. O cliente compra agora um produto ou serviço, e utiliza após a crise.
Essa prática ajuda a levantar o faturamento das empresas nesse período, além de garantir a atividade para depois da crise.
É muito importante entender o que o seu cliente está passando. Assim suas mudanças e comunicação serão mais certeiras para oferecer algo que possa realmente atendê-los nesse momento.
3.O que mudou para os meus fornecedores?
Aqui mais do que responder quais mudanças aconteceram para os seus fornecedores, você deve entender como essas mudanças irão chegar a sua empresa.
Nesse período alguns fornecedores podem se tornar mais atrativos, é tempo de rever fornecedores e negociar melhores preços e condições.
4.O que os seus concorrentes têm feito?
Acompanhar os seus concorrentes é sempre importante, mas em tempos de crise você pode aprender ainda mais com eles. Observe as mudanças que eles tem feito e aprenda com eles.
Aqui o propósito não é copiar seus concorrentes, mas entender quais diferenciais podem te ajudar a se destacar nesse momento.
5.Como sua empresa irá operar nesse período de crise?
É bem provável que a sua empresa irá operar de algum modo diferente nesses próximos meses. Escritórios aderiram ao home office. Restaurante focaram no delivery. Comércios em geral tiveram que se ajustar para atender dentro das novas normas de segurança e higiene.
Com a queda da demanda, mudanças no quadro de funcionários também são necessárias, como reduzir a carga horária. Colaboradores que pertencem aos grupos de risco também devem ser afetados.
6.Por quanto tempo eu consigo sobreviver a crise?
Essa é uma pergunta que precisa ser bem respondida. Para isso você deve levantar todas as suas despesas e projetar seus gastos nos meses que seguem com a crise.
Sabendo os seus gastos e o quanto você dispõe em caixa, você sabe quanto tempo a sua empresa ainda tem de vida sem entrar faturamento.
Aqui é o momento para rever os seus gastos, e cortar aqueles que não são essenciais e ajustá-los para esse momento.
7.O que a minha empresa enfrentará durante a crise a pós crise?
Essa é uma pergunta que não terá uma resposta exata, mas ele serve para que você imagine o que poderá ocorrer com a sua empresa e planeje alternativas para contornar esses possíveis cenários.
Após a pandemia aos poucos a vida deve voltar ao normal e a economia tende a se restabelecer, pense em cenários pós crise e como a sua empresa irá retomar o seu crescimento.
Os meses que virão depois da crise serão muito importante para retomar a saúde financeira da sua empresa.
Provavelmente levará um tempo para que o faturamento volte a ser o mesmo e muitos gastos tendem a se acumular nesses meses. Por isso é importante planejar bem essa retomada.
Nesse momento os clientes ficam mais rigorosos e atentos aos detalhes, pense bem em como sua empresa irá encarar essa fase, pois isso será levado em conta pelo seu público após a crise.
Planeje-se, essa é a melhor forma de você enfrentar essa crise e se recuperar da melhor maneira assim que essa crise acabar.