Existe o momento certo para se contrair um empréstimo ou financiamento? Sim.
Vamos indicar uma fórmula simples, que contribuirá para que o empréstimo ou financiamento seja uma solução de sucesso e não mais um problema para você, siga os passos abaixo:
1 - NECESSIDADE: Precisa estar clara a necessidade do recurso, seja para capital de giro, investimento ou saneamento financeiro, bem como, não existir outra forma de conseguir o capital necessário;
(Um empréstimo pode ajudar a alavancar o negócio, resolver problema de fluxo de caixa ou até mesmo refinanciar débitos descontrolados).
2 - VIABILIDADE DO NEGÓCIO: É importante que seu negócio ou atividade tenha viabilidade econômica sustentável;
(Coloque a situação na ponta do lápis, como diziam antigamente, utilize preferencialmente uma planilha, e alinhe com seu plano de negócio, que deve estar corretamente traçado e adequado).
3 - CAPACIDADE DE PAGAMENTO: Avalie seu fluxo financeiro para que o comprometimento com as prestações assumidas seja compatíval com seu fluxo de caixa;
(Confira o número de parcelas, juros, prazos, conferindo se terá capacidade para quitar o empréstimo, estabelecendo uma estratégia para o pagamento das parcelas, que devem estar dentro da realidade financeira da empresa).
4 - RETORNO: Importante que a utilização do recurso esteja devidamente planejada, de forma que o retorno produza resultados vantajosos;
(Cuidado!! Empréstimo não pode ser sinônimo de acúmulo de dívidas. Não caia nessa armadilha).
5 - RESULTADO FINAL: Após a operação sua condição tem que ser melhor que antes da mesma, o que comprova que fez a coisa certa.
Seguem algumas dicas importantes:
- Simule previamente a operação a ser contratada. Avalie se os juros e taxas valem a pena. Evite surpresas.
- Separe as finanças pessoais do fluxo financeiro da sua empresa.
- Evite se valer de cheque especial e do crédito pessoal pré-aprovado no banco, para cobrir as despesas de seu negócio. Ou vice-versa.
- Compare as condições de empréstimo entre as várias organizações financeiras existentes no mercaodo. - Saiba que dependendo do porte da sua empresa, existem opções adequadas no mercado. Para empreendedores informais, MEIs, micro e pequenas empresas, por exemplo, a melhor opção geralmente são as organizações de microcrédito e microfinança.
Outras dicas
· Desconfie de ofertas muito vantajosas e facilitadas ou que não façam análise de crédito;
· Pesquise e avalie todas as opções disponíveis para encontrar o empréstimo que melhor atende às suas necessidades;
· Não forneça os seus dados pessoais – nem mesmo cópia – para pessoas ou empresas desconhecidas;
· Só peça empréstimo de instituições autorizadas e certifique-se de que é a empresa, e não alguém se passando por ela;
· Nunca assine qualquer documento – principalmente um contrato – sem ler e entender o que está escrito;
· Evite pegar empréstimo de empresas desconhecidas e que não tenham uma sede física.