Entenda mais sobre o empreendedorismo digital, ramo que está em alta e promete crescer ainda mais nos próximos anos
A ideia de trabalhar de qualquer lugar do mundo e fazer uma renda extra até enquanto você dorme é tentadora, não é mesmo? E sempre quando essa ideia surge estamos falamos de empreendedorismo digital. Afinal, no mundo da Internet, você não precisa estar fisicamente presente para que uma venda seja feita.
Mas afinal, o que exatamente é o empreendedorismo digital? E como traçar seu caminho para ter sucesso nesse meio?
Confira!
O que é empreendedorismo digital?
O empreendedorismo digital consiste em criar um negócio na internet. Se trata sobre vender serviços ou produtos online, sem a necessidade de investir em espaços físicos. Alguns exemplos de negócios digitais são cursos online, e-commerce, blogs, canais no YouTube e soluções tecnológicas em geral.
A principal vantagem desse modelo de negócio é que você não precisa investir muito dinheiro para começar, em comparação com o mercado offline.
Além disso, esse formato permite que os empreendedores trabalhem de onde e quando quiserem, com maior flexibilidade no dia a dia.
Mas como entrar nesse mercado? É seguro? Como você pode se destacar de seus concorrentes?
Para começar, precisamos desfazer um dos mitos sobre o empreendedorismo digital: não existem fórmulas mágicas para “ganhar dinheiro na internet enquanto você dorme”.
No entanto, se você estiver disposto a estudar muito sobre o mercado e oferecer serviços de qualidade aos seus futuros clientes, poderá gerar uma renda passiva, que é adicionada à sua conta mesmo quando você não está sentado em frente ao computador.
Vantagens do empreendedorismo digital
O empreendimento digital pode coexistir com sua profissão ou obrigações pessoais
Você pode iniciar seu negócio digital enquanto ainda está estudando, ou paralelamente à sua profissão atual. Em certos mercados, como é o caso do marketing de afiliados, as plataformas geralmente exigem apenas que você seja maior de idade para participar do programa.
Produtos e vendas digitais são muito bem aceitos pelo público
Os consumidores não têm mais resistência a produtos digitais e transações online. Na verdade, muitos deles até preferem esses formatos aos meios tradicionais.
Outros preferem uma combinação otimizada. É o caso dos leitores que gostam de possuir livros físicos, mas também compram e-books pela facilidade de leitura em gadgets e até mesmo em seus smartphones.
Nenhuma infraestrutura inicial ou custos fixos são necessários
Você também pode adicionar a essa lista o fato de não precisar de uma grande infraestrutura física para o desenvolvimento do seu negócio digital. Na verdade, você pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, desde que tenha um bom computador e acesso a internet. No caso de uma loja online, tudo o que você precisa é de um espaço (geralmente sua própria casa) para guardar os produtos.
Horário flexível
Com um negócio online, você tem mais controle sobre as horas que irá trabalhar.
Como encontrar o melhor nicho para o empreendedorismo digital
Liste suas habilidades e talentos
É verdade que todos podem se tornar especialistas em determinado assunto, desde que estejam dispostos a estudar. Mas se pudéssemos te dar um conselho, seria: escolha algo que você goste de fazer e, de preferência, que você já conheça. Dessa forma, o processo de criação do seu negócio não será apenas intuitivo, mas também mais prazeroso.
Por isso, o primeiro passo na escolha do seu nicho é fazer uma lista dos tópicos que você mais domina.
- Quais são seus hobbies?
- Em que tipo de atividades você se destaca?
- Que tipo de assunto seus amigos continuam pedindo para você ensinar?
- O que você faria se tivesse que escolher apenas uma atividade para realizar pelo resto de sua vida?
Avalie a oferta e demanda
Depois de descobrir o que você faz melhor, é hora de entender se há demanda para isso. Ou seja: se você criasse um negócio nesse segmento, teria clientes suficientes para viver disso?
Você pode usar ferramentas online, como Google, SEMrush e outras, para entender a real demanda pelo produto ou serviço que tem em mente.
Uma dica que ajuda muito é pesquisar uma determinada palavra-chave e verificar quantos anúncios aparecem no Google. Isso pode ser um indicador de que é um termo popular e, portanto, tem um mercado consumidor mais amplo.
Fique de olho nas tendências
Você já reparou que a forma como nos vestimos muda muito ao longo do ano? Seja por causa da estação ou por influências culturais de outros países, estamos sempre usando certas roupas e deixando outras no armário.
Assim como na moda, alguns assuntos são tendências passageiras, como notícias e memes; e outros que sempre despertam o interesse das pessoas, independentemente de quando são cobertos, como alimentação e saúde, por exemplo.
Para empreender online, é importante identificar temas que não sejam sazonais, para ter certeza de que terá demanda pelo seu produto ou serviço ao longo do ano. Uma boa ferramenta para isso é o Google Trends, que mostra a evolução da demanda por um tema durante o período analisado.
Você também pode visitar sites e blogs relacionados ao seu mercado e verificar quais assuntos são recorrentes ou têm mais engajamento dos visitantes.
Saiba quem são as autoridades no assunto
Tornar-se uma autoridade no assunto é um dos seus objetivos, mas, até lá, você precisará atender ao que o mercado e seu público-alvo consideram um benchmark.
Portanto, identifique quem são as autoridades do seu nicho e analise seu comportamento, sua formação educacional, os canais de comunicação que utilizam, como se mantêm atualizados etc. Use esses profissionais como referência para o sucesso.
Não tente fazer tudo de uma vez
Ter muitos mercados para trabalhar parece uma boa estratégia. Afinal, há mais clientes para atrair. Mas isso também implica em mais esforços publicitários, mais concorrentes e um posicionamento que vai contra sua tentativa de se tornar uma autoridade em determinado assunto.
Então, ao invés de se tornar um afiliado ou produtor vendendo qualquer produto digital, especialize-se em uma área.