Na hora de trocar de carro há muitos fatores que devem ser considerados. Descubra como fazer essa troca de maneira econômica e planejada.
Muito mais do que a vontade de ter um automóvel novo, trocar de carro pode se tornar uma necessidade. Nessa hora é preciso levar em conta diversos fatores e estar atento para fazer um bom negócio e não sair no prejuízo.
A principal preocupação do consumidor é não comprometer o orçamento doméstico adquirindo dívidas de longo prazo, já que a oscilação na economia e a insegurança causada pelo alto índice de desemprego obrigou muita gente a "apertar o cinto".
Por isso, antes de tomar essa importante decisão, confira nossas dicas para trocar de carro de forma segura e econômica!
Faça as contas
A primeira dica – e talvez a mais importante – é esta: reveja seu orçamento e faça as contas de quanto será possível investir para trocar de carro. De posse dessa informação, faça um planejamento financeiro, baseado no valor máximo total que poderá ser gasto na compra do veículo e no valor máximo mensal da parcela, sem deixar de levar em conta o tempo que você pretende esperar para fazer a troca, assim é possível definir o prazo do parcelamento.
Se você tiver algum valor reservado para a entrada ou pretende dar seu veículo usado na troca, isso ajudará a reduzir o valor das parcelas ou o número de prestações.
Pesquise os tipos e modelos disponíveis
Um erro bastante comum de quem deseja trocar de carro é escolher o modelo antes de saber quanto poderá pagar. É claro que todos temos o carro dos sonhos e a intenção é sempre evoluir para um automóvel que atenda nossas necessidades, com conforto, segurança e economia.
No entanto, ao escolher o modelo antes de definir o valor que poderá ser investido, as chances de se deixar levar pela emoção do "carro ideal" e assumir dívidas maiores são grandes, e isso pode virar uma dor de cabeça no futuro.
É por isso que fazer um planejamento e saber o quanto poderá pagar vai ajudá-lo a ser mais objetivo na escolha do tipo de automóvel que irá adquirir e permitirá procurar o modelo que mais gosta dentro do seu orçamento.
Leve em conta o custo da manutenção
Saber quanto pode pagar e escolher o modelo dentro do orçamento não é suficiente para fazer um bom negócio. A sabedoria popular sempre diz que "carro é uma segunda família" e essa tende a ser uma realidade, já que um veículo requer cuidados, que vão desde coisas básicas como troca de óleo, até revisões periódicas completas, que podem, em algum momento, apontar a necessidade de manutenção e troca de peças.
Portanto, é fundamental pesquisar o valor da cesta de peças, que são as peças básicas de manutenção do veículo que tem desgaste natural e precisam ser trocadas de acordo com a quilometragem ou o tempo de validade. Muita gente se esquece de considerar isso ao comprar um carro e leva um susto na primeira ida ao mecânico.
Dentro da mesma categoria, alguns modelos populares possuem peças até 7 vezes mais caras que outros. Sendo assim, não basta que o valor de compra do automóvel seja atrativo, mas a manutenção precisa caber no seu orçamento anual.
Documentação e seguro
Outra preocupação necessária deve ser quanto ao valor das taxas e impostos anuais, e também do seguro. Dependendo do modelo, IPVA, Seguro DPVAT e Licenciamento podem ser bem altos e é preciso estar consciente sobre esse gasto anual.
Claro que, ao trocar de carro, você pode optar por não fazer ou renovar o seguro particular, mas sabemos que isso pode custar ainda mais caro e ser uma grande dor de cabeça caso ocorra algum sinistro. Fazer um seguro total do veículo é uma medida de prevenção que preferimos pagar para não usar, mas que, ao ser necessária, valerá o investimento.
Vantagens de trocar de carro através do consórcio
Não possui taxa de juros e entrada
O mercado de veículos oferece uma infinidade de modelos e preços para todos os bolsos, mas a alta carga tributária do país dificulta a aquisição desse tipo de bem. Além disso, os juros altos do financiamento fazem com que se pensa duas vezes antes de assumir uma dívida de longo prazo, já que a maioria da população não consegue juntar dinheiro para comprar à vista.
Por isso, o consórcio tem sido a saída encontrada para quem planeja trocar de carro, pois não são cobradas taxas, juros e não há necessidade de pagar um valor de entrada. A vantagem é que, caso você já possua esse dinheiro, ele pode ser usado como lance para retirar a carta de crédito mais rápido ou abater parcelas.
Tempo para escolher e planejar
Para ser contemplado no consórcio é preciso aguardar o sorteio ou dar um lance maior que outros membros do grupo para antecipar a carta de crédito. E caso seja preciso esperar, esse tempo pode ser favorável para escolher melhor o novo carro e planejar essa aquisição.
Seu carro usado pode ser dado como lance
Algumas instituições financeiras, como é caso do Banco do Empreendedor, aceitam seu carro usado na hora de dar um lance para antecipar a contemplação. Isso facilita muito a negociação, pois não será preciso esperar até vender o carro e ter o dinheiro em mãos.
A compra do carro é feita à vista
A decidir fazer um consórcio para trocar de carro, automaticamente você será beneficiado com a possibilidade de negociar o veículo novo com pagamento à vista, através da carta de crédito.
Essa é uma grande vantagem, pois com o valor total do veículo em mãos é possível pleitear descontos ou ganhar algum benefício, como isenção da taxa de transferência, IPVA grátis ou mesmo algum item opcional do automóvel.
Se você ainda tem alguma dúvida sobre as vantagens de adquirir um consórcio para trocar de carro, acesse nosso site para fazer uma simulação e ver tudo que o Consórcio do Empreendedor tem a oferecer.