Pensando em ter seu próprio e-commerce? Saiba por onde começar
Vender na internet não é mais um diferencial dos negócios, e sim uma necessidade. A pandemia acelerou a transformação digital que vínhamos experienciando nos últimos anos, e para muitos empreendedores vender online se tornou a única opção.
Se você quer ampliar as suas oportunidades de venda e atingir um público que não se restringe somente ao seu bairro ou cidade, vender na internet é uma excelente saída. Embora existam muitos caminhos para fazer isso, como por exemplo vender via redes sociais ou em marketplaces como OLX e Mercado Livre, criar uma loja virtual é a opção mais completa.
Uma loja virtual (plataforma de ecommerce) possibilita que você estruture sua vitrine de produtos de maneira prática, além de ser um espaço onde você pode trabalhar a sua identidade visual e fortalecer seu branding digital. Através dela também é mais simples de realizar a parte financeira das vendas, pois muitas plataformas já vem com layouts pensados no checkout.
Se você já decidiu que quer criar sua própria loja virtual para vender na internet, é hora de descobrir quais os passos necessários para colocar esse desejo em prática. É sobre isso que vamos falar nesse post.
9 passos para criar uma loja virtual
1. Defina seu nicho
Abrir um negócio virtual começa pelo mesmo ponto de partida que abrir uma loja física: a área que você vai atuar. Você vai vender roupas? Alimentos? Itens de decoração? O primeiro passo de todos é definir seu nicho de atuação e saber da onde você vai tirar esses produtos (se vai revender algo que já existe, produzir, etc).
Mas aqui vamos supor que você já tem uma ideia de negócio definida, então vamos para o passo 2.
2. Defina sua persona
Para quem você vai vender? Pessoas de que faixa etária? De que gênero? De qual estilo de vida? Pensar nessas questões parece bobeira a princípio, mas é fundamental para você saber para quem está criando essa vitrine. Conhecer o seu público é o que irá direcionar toda a identidade criativa e a comunicação da sua loja, então faça essa análise com atenção.
3. Crie seu CNPJ
Uma loja virtual é uma empresa tanto quanto uma loja física. Por isso, nem pense em deixar as formalizações de lado. É extremamente importante que você crie seu CNPJ, se colocando oficialmente na posição de pessoa jurídica.
4. Escolha uma plataforma de e-commerce
Agora vamos entrar na parte realmente prática da loja virtual. E tudo começa com a escolha da plataforma de e-commerce que você vai usar. Em outras palavras, a estrutura da sua loja.
Aqui você tem basicamente duas opções: criar um site do zero ou aproveitar plataformas de e-commerce disponíveis no mercado. A primeira opção é um pouco mais trabalhosa e cara, porque você vai precisar de um desenvolvedor para a criação. Já a segunda costuma atender bem e otimiza seu tempo.
Caso escolha a segunda opção, seu gasto será praticamente com a mensalidade da plataforma, que costuma ser bem acessível. Existem diversos fornecedores no mercado, atente-se em buscar um que forneça as partes técnicas já configuradas e bastante opções de integração com outras ferramentas. Atualmente os mais famosos são Nuvemshop e Loja Integrada.
5. Registre seu domínio (ou seja, o endereço da sua loja)
Uma loja virtual precisa de um domínio para existir. Mas o que é isso? Simples: o nome que serve para buscar e identificar a sua loja na internet. O nosso domínio, por exemplo, é https://www.bancodoempreendedor.org.br/.
Para fazer isso você terá que comprar e registrar o seu domínio com a ajuda de um fornecedor de serviços desse tipo. Alguns exemplos de empresas famosas que fazem isso são: Registro, Locaweb, Hostinger, e Hostgator.
Ter um domínio é fundamental para simplificar as buscas na jornada de comprado cliente, além de possibilitar a criação de contas de e-mails associadas a sua empresa, o que passa mais profissionalismo e segurança para o cliente.
6. Configure sua loja virtual
Chegou a hora de montar a sua vitrine! Para isso, você vai precisar:
1- Escolher um tema (que nada mais é do que o layout da loja) que atenda às suas necessidades (provavelmente o seu fornecedor de plataforma já terá algumas opções disponíveis)
2- Inserir sua logo, nome e demais elementos de identidade visual para deixar a loja com a cara da sua marca
3- Inserir seus produtos na plataforma e descrevê-los (sem esquecer das fotos)
4- Inserir informações de contato, trocas e devoluções no site
5- Configurar as opções de pagamento e checar se o processo de compra está funcionando adequadamente
7. Defina meios de envio de produtos
Caso você vá vender produtos ao invés de serviços, é fundamental escolher um bom envio de mercadorias para fazer a entrega. Faça orçamentos com diferentes fornecedores, avalie as opções de frete, e veja o que mais funciona para você. Não esqueça também de pensar na logística reversa em casos de devolução e troca e de deixar essas informações disponíveis no seu site.
8. Tenha um suporte bem estruturado
O seu cliente precisa encontrar pontos de contato na sua loja: chat, formulários, endereço de email, etc. Tenha isso bem destacado na plataforma para que possam entrar em contato com você caso necessário e não perder venda por bobeira.
9. Divulgue sua loja
Uma loja física cruza o caminho de muitas pessoas ao longo do dia, mas e a loja online? É preciso trabalhar no seu marketing para que ela chegue até o seu público. Deixe o endereço nas suas redes sociais, utilize técnicas de SEO para ser encontrado via google, e utilize anúncios caso seja necessário. No começo é normal ter poucas visitas, mas não desista: faça um bom esforço de divulgação que o resultado virá.
Esperamos que com essas orientações você consiga tirar a sua loja virtual do papel!