Confira 6 dicas de ouro para oferecer pagamento a prazo sem colocar a saúde financeira do seu negócio em risco
Oferecer diferentes modos de pagamento para o consumidor é um fator importante para colocar você em posição competitiva no mercado. Principalmente para pequenos e médios empreendedores, é fundamental ficar atento às exigências dos clientes e facilitar o processo de compra.
E quando falamos em formas de pagamento, uma das opções mais populares atualmente é a venda a prazo. O cartão de crédito entra como principal figurante nesse cenário, sendo o meio de pagamento para parcelamento mais utilizado no país. Sem dúvidas parcelar com o cartão é uma facilidade e tanto para os brasileiros, mas os empreendedores precisam ficar atentos:
De acordo com uma pesquisa realizada pela Konduto, 3% das vendas realizadas virtualmente sofrem com tentativas de golpe, e as pequenas e médias empresas são as mais prejudicadas.
Disponibilizar o parcelamento pode gerar mais vendas para o seu negócio, quando comparado a outras empresas que não oferecem essa opção, porém se você não tiver um ótimo controle de caixa isso pode ser um tiro no pé. É preciso tomar muito cuidado para manter as contas equilibradas e não ficar inadimplente, e é justamente sobre isso que vamos falar neste post.
Boas práticas para fazer suas vendas crescerem e diminuir o risco de inadimplência ao mesmo tempo
1. Crie uma política de crédito bem estruturada
Se você já comprou algum produto de valor considerável em varejistas como Magazine Luiza, Ponto Frio e Americanas, você provavelmente passou por um processo de avaliação e comprovação de renda primeiro. Essas lojas costumam levar isso bem a sério, pedindo inclusive o contato de algum conhecido seu para validar as informações.
E é justamente isso que é recomendável você fazer no seu negócio também. Fazer uma análise de crédito é importante porque reduz as chances da empresa levar um “calote”, trazendo mais segurança ao empreendedor. É por isso que você deve se preocupar em criar uma política de concessão de créditos bem estruturada.
Busque alinhar essa política com todas as suas demais estratégias de vendas, e crie mecanismos para prever todos os fatores que podem levar o cliente a ser inadimplente. Analise o histórico de pagamentos dele, seu grau de estabilidade empregatício, etc.
2. Utilize um software de gestão confiável
Para evitar fraudes em suas vendas, não tem jeito: você vai precisar de um bom planejamento e administração do negócio. E nesse sentido, nada como a tecnologia para ser uma grande aliada.
Atualmente existem diversas opções de softwares de gestão (ERPs) no mercado, que auxiliam empreendedores a aumentar a segurança de suas operações. Se você quer reduzir a burocracia, diminuir processos manuais, e garantir maior confiabilidade nas atividades da sua empresa, conte com essas ferramentas.
3. Mantenha os dados dos seus clientes sempre atualizados
Um software de gestão ajuda, mas não faz milagre. Para garantir uma maior eficiência na operação e evitar ao máximo o risco de inadimplências, é recomendável que você mantenha os dados dos clientes sempre atualizados.
Faça questão de conferir se o telefone, endereço, email etc são os mesmos, a cada revenda. Essas informações são fundamentais para sua segurança e para fazer uma análise de crédito.
4. Utilize bancos de dados do Serasa e afins a seu favor
O Serasa Experian e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) são instituições que podem te ajudar e muito a diminuir o risco de inadimplência dos clientes. As informações estão disponíveis na internet, e você só precisa assinar um dos planos disponíveis para acessar a situação fiscal por CPF ou CNPJ.
Lá você também consegue analisar a existência de dívidas e processos, informações sobre falência ou recuperação judicial, e a classificação de risco de crédito da empresa. Fazer essa consulta é recomendável também com seus fornecedores.
5. Realize a conciliação de cartões com frequência
Para evitar contratempos com bancos, operadoras de cartão etc, é recomendável que você faça um controle regular sobre todos os pagamentos feitos com “dinheiro de plástico”. Essa prática é chamada de conciliação de cartões.
Em outras palavras, você precisa identificar pontos como: o percentual das vendas com cartões de débito ou crédito, parcelamentos e eventuais estornos. Via de regra, o empreendedor cai em situação de inadimplência quando há falta de pagamento por parte do cliente. Porém, muitas vezes acontece dos bancos e demais instituições envolvidas não repassarem os valores que são seus por direito.
Por isso, essa prática é recomendada. Através dela você terá mais controle sobre a entrada das vendas e saberá a quem recorrer.
6. Esteja sempre um passo à frente
Por fim, planeje-se. Mesmo tomando todos os cuidados, o risco de inadimplência nunca sumirá por completo, e é por causa disso que você deve se antecipar aos piores cenários possíveis. Tenha processos bem definidos para enfrentar as possíveis situações de fraude, pois isso te fará ganhar tempo caso algo do tipo aconteça.
Você já aplica alguma dessas práticas na sua empresa? Tem outra dica que acrescentaria à lista? Deixe nos comentários!