O empreendedorismo é um grande desafio e requer foco para obter sucesso. A crise aumentou o desemprego e com isso o empreendedorismo tornou-se uma saída para muitos. Por essa razão, separamos dicas sobre como iniciar um negócio durante um momento de crise.
Situações de crise, como a que estamos vivendo, provocada pelo coronavírus, aumentam as demissões nas empresas. A dificuldade de encontrar um novo emprego é maior e empreender se torna uma boa alternativa para conquistar uma renda.
Assim, surge o empreendedorismo por necessidade, o que difere do empreendedorismo tradicional, quando alguém vê uma boa oportunidade e decide investir tempo e dinheiro nessa ideia, muitas vezes deixando um emprego estável.
O empreendedorismo por necessidade pode funcionar muito bem. O cenário não é o mais favorável, mas boas oportunidades podem surgir na crise. Para enfrentar este desafio é preciso ser obstinado e ter paciência, pois o retorno financeiro pode demorar mais do que o habitual.
A prova dessa tendência é que, mesmo durante a crise, os registros do MEI (Microempreendedor Individual) não param de aumentar. Com um crescimento acelerado nos últimos meses, segundo o SEBRAE.
O MEI é uma ótima alternativa para quem está iniciando nesse mundo, pois é um regime tributário que facilita a vida do empreendedor iniciante. Possui custo zero de abertura e baixo custo de manutenção.
O MEI é ideal para o empreendedorismo de necessidade, pois se tem pouco recurso para investir. O cadastro é rápido e pode ser feito pela internet, através do portal do empreendedor, onde você pode pesquisar quais atividades são permitidas.
Mesmo que você não seja um empreendedor por necessidade, a crise com certeza afetou seus planos. Quem ficou tempo esperando para abrir a sua empresa, talvez deva adiar essa ideia, e por em prática em um momento mais favorável.
A crise não impede o empreendedor tradicional de ter sucesso com sua ideia. A questão é que adaptações são necessárias e o resultado pode levar mais tempo para aparecer.
O primeiro passo para empreender é começar. Nem sempre o cenário será favorável, mas seja otimista mesmo durante a crise. Grandes oportunidades podem surgir. Então confira nossas 5 dicas que podem ajudar o seu negócio a decolar.
1.Adaptação
Em uma crise leva a melhor quem se adapta mais rápido, então é importante rever suas ideias, e adaptá-las para o momento atual.
Por exemplo, se você gostaria de abrir um restaurante, talvez seja melhor pensar em focar no delivery, que tem menos custos e se encaixa melhor para o momento de isolamento social.
Da mesma forma a sua ideia não pode fazer sentido somente durante a crise, ela precisa se adaptar para atender as necessidades fora da pandemia e ir evoluindo com as demandas do mercado.
A crise serviu para mostrar como as coisas podem mudar do dia para a noite, afetando valor de produtos e serviços, provando que adaptação é a garantia de sobrevivência para muitas empresas.
2.Busque se capacitar
O empreendedorismo é uma tarefa muito complexa e requer conhecimentos de diferentes áreas. Além de ser um especialista no produto ou serviço que oferece, procure ser um bom administrador.
Para isso é importante aprender sobre diversos assuntos. Os livros podem ser uma ótima opção para aprender com a experiência de outros empresários. Aqui você encontrará 10 livros para se tornar um empreendedor incrível.
Agora que estamos mais em casa, é um ótimo momento para fazer cursos online. Existem cursos práticos e rápidos, onde você aprende algo novo separando alguns minutinhos do seu dia. Faça um bom uso do seu tempo e do acesso a internet.
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3.Faça
Essa dica parece clichê, mas é ainda mais relevante agora, afinal, ao empreender por necessidade muitos abraçam a primeira ideia ou oportunidade, gastando recursos em algo que pode não ser motivador. Sem motivação, o fracasso é inevitável.
Durante a crise o retorno costuma demorar mais, por isso é importante que a atividade em si seja agradável, afinal você não receberá o que espera dela imediatamente.
Sua resiliência será maior se você continuar com algo que tenha afinidade. Portanto, se você vai se comprometer agora e pensar um pouco nas opções, analise com calma todos os prós e contras.
Mas o mais importante: faça! Comece com os recursos que você tem disponível. Pode ser uma receita de bolo da família, por exemplo. Já pensou em comercializar este bolo?
4.Pense como um consumidor
O consumidor é quem vai definir o sucesso do seu negócio, então não tente fazer apenas o que você gosta. Conciliar isso com a busca do mercado consumidor é fundamental. Nesse momento, você deve pensar como consumidor.
Encontrando o problema, concentre-se na solução. As oportunidades estão espalhadas e onde menos imaginamos. Observe quem será o seu consumidor, seu perfil, seus hábitos, como eles interagem com outras marcas, e claro se existem clientes potenciais suficientes para o seu negócio ter sucesso.
Descubra nichos específicos de acordo com as necessidades das pessoas ao seu redor. Se na vizinhança tem gente que faz exercícios, se cuida, compra alimentos mais saudáveis pode ser um bom sinal para investir em algo para este público.
O ambiente pode estar repleto de outras opções, mas se o seu produto ou serviço for diferente irá agradar a um determinado tipo de público, você poderá atraí-lo com mais facilidade, se destacando da concorrência.
5.Ofereça mais
Seu negócio será novo e precisará atrair a atenção dos consumidores. Para isso, não fique apenas no básico e ofereça algo mais ao seu cliente.
Se é um serviço, invista em um atendimento de qualidade, personalizado e que dê total atenção ao cliente. Você deve encantá-lo no primeiro contato que ele tiver com sua empresa.
Ao se diferenciar, você cria valor para o cliente, não tendo que cair em uma guerra de preços com empresas maiores. Provavelmente o iniciante levará o pior porque não pode competir exclusivamente em preço. Fuja dessa armadilha.
As incertezas quanto ao futuro rondam a mente de quem começa a empreender, ainda mais em um momento instável como o atual.
Neste momento o empreendedor precisa ter resiliência. Seja cuidadoso em suas escolhas e dedique um tempo para parar, pensar e planejar seus próximos passos.
O Banco do Empreendedor deseja sucesso no empreendedorismo!