Black Friday: saiba como vender mais.



 

Todos os anos, no mês de novembro, várias pessoas ao redor do mundo esperam pela última sexta-feira do mês, conhecida como Black Friday para fazer bons negócios. Em um ano marcado por crise e pandemia, aproveitar essa data para impulsionar suas vendas se faz ainda mais necessário. Separamos dicas para que tudo saia como o esperado nessa época para o seu negócio. 

 

A Black Friday é uma das datas mais importantes dos eventos de negócios brasileiros, perdendo apenas para o Natal. De acordo com matéria da revista Veja, durante os quatro dias de evento, as vendas do e-commerce em 2019 somaram 3,2 bilhões de reais, um aumento de 23,6% em relação ao ano anterior. 

 

Os especialistas estimam que, mesmo no caso de uma crise causada pelo novo coronavírus, as vendas da Black Friday 2020 irão aumentar.

 

A data está marcada para 27 de novembro de 2020. É uma excelente escolha para consumidores que planejam adquirir os produtos de que precisam a um preço mais acessível ao longo do ano ou para varejistas que podem aumentar as vendas e conquistar novos clientes.

 

A Black Friday já virou data cativa no calendário dos brasileiros e muitos aguardam por esse momento, por isso, é importante estar preparado para aproveitar ao máximo as oportunidades de vendas nessa época.

 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas importantes para melhorar o seu planejamento para esse evento. Continue a leitura, para entender melhor cada uma delas. 

 

1.Faça uma pré campanha 

 

Muitas marcas adotaram estratégias de pré-campanha e podem antever algumas ofertas e reconhecimento no mercado.

 

Além de ser uma ótima opção para você aumentar suas compras na Black Friday, essa operação também pode trazer mais lucro e visibilidade ao seu negócio.

 

Com este tipo de “aquecimento” e disponibilizando ao consumidor ofertas e promoções interessantes, pode tornar o seu negócio mais conhecido e ter uma boa oportunidade de aumentar a sua base de clientes.

 

2.Confira seu estoque

 

Um dos principais pontos a se levar em consideração é verificar o estoque para não acabar vendendo mais do que tem no estoque, ou deixar faltar itens que estão tendo uma ótima produção.

 

As demandas podem aumentar imensamente na data. E você precisa ter seu estoque organizado, com a quantidade certa de produtos para um evento como a Black Friday.

 

Também é importante que os produtos estejam em boas condições. Claro, você pode aproveitar a ocasião para dar saída aos itens que não vendem tanto, mas eles precisam ser de boa qualidade e aparência. Marque-os e dê-lhes destaque em suas campanhas.

 

Manter o sistema de estoque sempre atualizado ajudará a procurar com precisão e rapidez o que o cliente deseja e evitará problemas no atendimento.

 

3.Faça promoções reais e atrativas

 

A Black Friday brasileira já foi contaminada por muitos vendedores, que ofereceram descontos que na prática não são reais, gerando a tão temida propaganda enganosa. 

 

Não adianta tentar enganar os clientes. Eles estão ficando mais inteligentes, estão fazendo pesquisas e ações erradas como essas podem prejudicar sua reputação.

 

Os anúncios podem ser feitos de várias maneiras, mas precisam ser autênticos. Aplicar o desconto de acordo com o preço real anterior do produto. Para fazer isso, pesquise qual é a melhor forma de baixar os preços e ainda assim ter um bom lucro.

 

Considere seu fluxo de caixa para ver se é viável vender mais barato para vender mais. O lucro sempre pode ser obtido quando o valor da venda é maior que o valor da sua compra e os custos agregados. Você deve sempre contar com essa margem ao calcular um desconto.

 

Desconto de 10% em um produto desvalorizado pelo cliente não será uma promoção real. O cliente quer sentir que tem uma vantagem ao fazer uma compra com desconto!

 

4.Invista em divulgação

 

Os clientes precisam saber que existem promoções e descontos em seus produtos. Portanto, chame a atenção deles, faça um bom anúncio. 

 

A internet e as redes sociais são um ótimo canal para essa divulgação. Pense em qual veículo funcionará melhor para seu público e no que você vende. Destaque informações, envie e-mails ou SMS para os clientes mais fiéis. 

 

5.Ofereça vários meios de pagamento

 

Se sua loja aceita não possui muitas opções de pagamento, que tal estruturar  para que outros formatos sejam aceitos? Pense em oferecer boleto bancário, parcelamento a mais (dependendo do valor final da compra), débito e até parcelamento em mais de um cartão.

 

Diversificar e facilitar a compra é uma das formas do seu negócio vender mais na data. Muitos brasileiros ainda não possuem cartão de crédito e podem ter dificuldade para concluir o pedido exatamente por esse motivo. Pesquise a sua persona e abra o caminho!

 

Se não vale a pena manter essas condições de pagamento durante o ano todo, não se preocupe! Essa é uma estratégia focada em eventos como a Black Friday, para otimizar suas vendas nesse período.

 

6.Preocupe-se com a data de entrega

 

A Black Friday é uma das principais datas para atrair novos clientes para sua loja online. Por isso, é importante aproveitar o momento e fidelizar esses consumidores.

 

Para isso, uma das principais estratégias é garantir que a entrega seja feita no prazo, evitando reclamações e má imagem do negócio junto ao público.

 

Acredite muitas empresas atrasam o envio de produtos neste momento. Seguindo a data estabelecida, você estará à frente da concorrência e, claro, deixará seu cliente feliz e com vontade de viver novas experiências com a sua empresa.

 

7.Mantenha o foco na sexta-feira

 

Você pode e deve aproveitar a semana que antecede a Black Friday para fazer diferentes promoções e, desta forma, conseguir manter a atenção do usuário na sua marca. No entanto, você precisa guardar o melhor para sexta-feira.

 

As transações comerciais de novembro atingiram o pico de vendas na última sexta-feira. Isso porque o consumidor já se acostumou com aquele dia e tem a ideia de que o empresário está preparando algo especial para o último dia.

 

Portanto, mesmo que você dê pequenas amostras do que está por vir, lembre-se sempre de deixar uma surpresa para o seu consumidor na sexta-feira.

 

Lembre-se 

 

Algumas empresas tentam “maquiar” os preços dos produtos, aumentando os valores antes da Black Friday e diminuindo no dia da campanha. Algo como "metade do preço".

 

Não use estratégias fraudulentas! Ofereça situações reais ao seu público e, com certeza, seu negócio terá resultados positivos.

 

Esta é uma oportunidade de expandir o conhecimento da sua marca. Portanto, aproveite não só para vender mais na Black Friday, mas também para atrair novos clientes para o seu negócio, pois são eles que podem se tornar seus consumidores fiéis.

 

A Black Friday pode alavancar seus negócios e trazer ótimos resultados. Portanto, planeje com antecedência e coloque a mão na massa!

 




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