Semana de capacitação prepara empresários para o Movimento Compre do Pequeno Negócio. Banco do Empreendedor apoia iniciativa
Entre os dias 21 e 26 de setembro, o Sebrae/SC realiza em 19 cidades do Estado uma semana de capacitação para empresários se prepararem para o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que ocorre no dia 5 de outubro. Palestras, oficinas, consultorias e orientações sobre controle de custos e atendimento ao cliente são alguns dos assuntos que serão trabalhados durante a semana, gratuitamente.
A semana de capacitação irá atender empresários com 91 palestras, 78 oficinas, 11 capacitações para produtor rural, 9 eventos de revitalização de espaços comerciais, 1 feira do produtor rural entre outros. O atendimento ocorre nos escritórios e nas nove regionais do Sebrae/SC. Também haverá atendimento para empresários em tendas nas cidades de Itapoá, Blumenau, Chapecó e Laguna. Para participar da semana o empresário deverá procurar a unidade do Sebrae mais próxima para conhecer a programação. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas nos locais dos eventos.
O Movimento Compre do Pequeno Negócio tem como objetivo estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos por micro e pequenas empresas. A ação é liderada pelo Sebrae Nacional e executada em Santa Catarina pelo Sebrae/SC. Atualmente o Estado possui 400 mil pequenos negócios, entre microempreendedores individuai e micro e pequenas empresas. Juntos os pequenos negócios são responsáveis por R$ 62 bilhões do PIB do Estado.
“Há 42 anos, o Sebrae prepara o empreendedor para melhorar a gestão das empresas, para que elas se tornem mais eficientes e atendam melhor os consumidores. Agora é a primeira vez que fazemos um movimento para a sociedade, para que as pessoas percebam que ao comprar do pequeno, elas estão melhorando a sua cidade, gerando empregos e ajudando a economia”, destaca o Diretor Superintendente do Sebrae/SC, Carlos Guilherme Zigelli.
As micro e pequenas empresas são mais de 98% do total de empresas catarinenses, respondem por 35,1% do PIB no Estado e por 46% do total de empregos com carteira assinada – mais de 1 milhão de vagas.
O Movimento Compre do Pequeno Negócio estabeleceu o dia 5 de Outubro como data oficial, por se tratar do dia em que foi instituído o Estatuto da Micro e Pequena Empresa. A ação inclui um hotsite (www.compredopequeno.com.br) que enumera cinco razões para comprar dessas empresas:
1 – É perto da sua casa
2 – É responsável por 52% dos empregos formais
3 – O dinheiro fica no seu bairro
4 – O pequeno negócio desenvolve a comunidade
5 – Comprar do pequeno negócio é um ato transformador
No hotsite, os empresários de pequenos negócios também poderão cadastrar suas empresas para que o consumidor encontre os produtos e serviços que precisa perto de sua casa ou trabalho.
Para conhecer a programação da semana o empresário deve procurar a unidade do Sebrae mais próxima ou acessar o hotsite (www.compredopequeno.com.br) e clicar em "Sou dono de um pequeno negócio". As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas nos locais dos eventos.
Na foto, colaboradores da sede do Banco do Empreendedor com a camisa da campanha