As 5 lições que a pandemia trouxe para o empreendedorismo



 

2020 não foi um ano fácil para o empreendedor, mas certamente foi um ano de muitos aprendizados

Há um ano, fomos surpreendidos com a notícia da pandemia da covid-19. O mundo como o conhecíamos, da noite para o dia, foi transformado. E se antes falávamos em “voltar ao normal”, hoje fica claro que isso não é mais possível. As mudanças causadas pelo novo coronavírus foram profundas, e nós aprendemos a nos adaptar, abrindo espaço para um novo conceito de normalidade.

 

O escritório, em grande parte dos casos, se tornou a própria casa. As reuniões presenciais viraram videoconferências. O contato físico foi substituído pelas telas, nos mais variados âmbitos. Olhando para trás, não podemos dizer que 2020 foi um ano fácil. Mas podemos encher a boca para falar que foi um ano de muitos aprendizados.

 

É certo que a crise provocou a falência e o fim de muitos negócios, e que o desemprego atingiu grande parte da população. Porém, toda crise é um reservatório de oportunidades. Prova disso é que muitos empreendedores souberam aproveitar o momento para inovar e despontar no mercado. 

 

Então, o que podemos aprender com os negócios que se deram bem no último? É sobre isso que falaremos neste artigo.

As maiores lições que a pandemia trouxe para o empreendedorismo

Se você é um empreendedor e quer manter o seu negócio saudável, não pode deixar de lado os seguintes aprendizados:

1. Ter uma reserva financeira é fundamental

A primeira e maior coisa que a pandemia nos ensinou, é que o inesperado pode acontecer. Quem é que imaginaria que a crise de saúde iniciada na China, aparentemente tão distante do Brasil, rapidamente chegaria até aqui? 

 

É por isso que ter a tão famosa reserva de emergência é fundamental. Os negócios que tinham um caixa mais preparado para o baque que a crise gerou, tiveram mais facilidade de passar e sobreviver a essa crise. 

 

Portanto, se você opera o seu negócio muito a curto prazo e depende altamente do funcionamento normal do comércio para prosperar, reveja sua operação. Antes de pensar em lucro, pense em ter uma reserva financeira que possa manter a sua empresa viva por alguns meses mesmo se ela não der lucro nenhum. Afinal, mesmo que o seu negócio vá bem hoje, o futuro é uma caixinha de surpresas, certo?

2. Estar presente no ambiente digital não é mais um diferencial, é mandatório

A verdade é que mesmo antes da pandemia nós já estávamos passando por um momento de transformação digital. O novo coronavírus fez acelerar esse movimento. A migração do off para o online deixou de ser um plano B, e se tornou prioridade para os negócios que desejam manter suas vendas ativas.

 

O comércio fechado e o isolamento social mostraram que não dá mais para contar apenas com os canais físicos para vender e mostrar sua empresa. Se você quer atingir o consumidor, precisa estar onde ele mais está presente hoje: no ambiente digital. Ter um bom site e estar presente nas redes sociais se tornaram vitais durante a pandemia.

 

Dependendo do tipo de negócio que você tem, ter um ponto físico pode até mesmo ser desnecessário. O E-commerce é uma ótima opção para você que quer investir menos para começar a empreender, além de aumentar o alcance da sua marca, que pode atingir consumidores para além da sua própria cidade.  

3. Ter planejamento é importante, mas ser flexível é mais ainda

É claro que você precisa ter um bom plano de negócios e um planejamento estratégico para alcançar suas metas. Porém, por melhor que seja o seu planejamento, ele só pode ir até certo ponto. Todos nós estamos sujeitos aos imprevistos da vida, e quando eles acontecem é preciso ter jogo de cintura.

 

Portanto, não se preocupe tanto em se manter na linha que você desenhou. Às vezes você precisará jogar a linha fora e se reinventar. Esteja aberto a mudanças!

4. Colocar as pessoas em primeiro lugar sempre deve ser sua prioridade

A pandemia aumentou o gerenciamento de risco, exigindo que os colaboradores se adaptem ao trabalho remoto, aprendam novas tecnologias e encontrem maneiras de apoiar consumidores e clientes. 

 

No último ano, as empresas também deram preciosas lições de gestão, substituindo conceitos e procedimentos tradicionais, principalmente devido à mudança de pessoal e de consumidores e uma mudança significativa no ambiente.

 

O aprendizado que fica é que as pessoas devem ser o centro do negócio sempre, tanto colaboradores quanto clientes. No caso dos consumidores, pense em ajudar, não em vender. Solucionando dores e sendo empático, a venda é consequência. O relacionamento durante a pandemia se tornou a chave. 

5. Comunicação é tudo

Uma grande parte do sucesso ou fracasso de uma empresa ao lidar com a pandemia, é quão bem ela se comunica com suas partes interessadas (tanto interna quanto externamente). A comunicação deve estar no topo da lista das suas prioridades, principalmente quando se está distante fisicamente do público e da equipe.

 

Tenha canais de comunicação e rotinas bem definidos para que a empresa esteja sempre alinhada.

 

E você, tem mais algum aprendizado para compartilhar com a gente? Deixe nos comentários!

 





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