5 técnicas de prospecção de vendas para usar no seu negócio



 

Existem alguns tipos de prospecção que podem te ajudar muito a encontrar leads qualificados, independente do seu segmento de atuação

Pense na última vez em que você conheceu um CEO em um evento de networking, e essa conversa levou a uma venda. Pense também na última venda que você vivenciou através de uma cold call. Aposto que já faz um tempo que isso não acontece, certo?

 

A verdade é uma só: o que o mercado sempre fez não está funcionando mais tanto assim. E se você fizer o que todo mundo está fazendo, você obterá os mesmos resultados que todo mundo está obtendo. O que, em um mundo onde os clientes em potencial estão cada vez mais desligando seus telefones e ativando seus filtros de spam, não é muito.

 

Então, se você quer se destacar e conseguir mais oportunidades de venda, continue a leitura. Neste post vamos falar sobre 5 técnicas de prospecção de Vendas que você deveria começar a testar hoje mesmo na sua empresa!

Técnicas de prospecção de Vendas para empreendedores que querem gerar mais resultados

1. Marketing de Conteúdo

Uma das razões pela qual a famosa cold call não está mais tão em alta, é porque o comportamento dos consumidores mudou. Os prospects exigem pelo menos alguma demonstração de relevância por parte da empresa, antes de receberem um contato direto para a venda. E o Marketing de Conteúdo é a chave para transmitir essa relevância.

 

O Marketing de Conteúdo é a arte de se comunicar com seus clientes atuais e potenciais sem vender. Ao invés de simplesmente apresentar seus produtos ou serviços, você entrega informações valiosas que tornam o comprador mais inteligente. Ao fornecer conhecimento e conteúdos educacionais aos seus clientes, você cria o nível de confiança necessário para que eles te procurem e comprem de você.

 

Uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo se faz em diferentes canais: mídias sociais, blog, site, etc. Portanto, esteja presente e explore diferentes pontos de contato!

2. Indicações

Indicações, ou prospecção de referências, significa simplesmente prospectar através de pessoas que você conhece: seus contatos existentes, clientes ou parceiros de negócios. Comece fazendo uma lista de pessoas que podem conhecer o tipo de cliente que você procura (exemplo: parceiros de negócios, parceiros estratégicos ou clientes, etc.) e peça uma apresentação. 

 

O networking é famoso não é à toa. Ao começar um negócio, os primeiros clientes provavelmente serão pessoas do seu círculo social. Mas conforme esse negócio for crescendo e evoluindo, não deixe de explorar esse círculo! 

 

Desenvolver uma rede leva tempo, especialmente se você é novo no mercado ou ainda está tentando se estabelecer em seu setor. Mas sem dúvidas esse é um fator importante para investir. Identifique as pessoas com quem você deve interagir e não tenha medo de procurá-las.

3. Email Marketing

O email marketing, embora não seja a tática de marketing da moda, ainda é uma das mais eficazes para movimentar leads com eficiência através do funil de vendas. A comunicação constante e regular por e-mail ajuda você a manter contato com seus clientes em potencial e a transformá-los em leads sólidos. Uma comunicação por e-mail consistente e altamente relevante ajuda você a construir credibilidade e confiança com os leads.

 

Além disso, mantém sua marca como uma prioridade quando os tomadores de decisão estão prontos para selecionar uma solução. E a melhor coisa sobre o e-mail é que ele pode ser usado junto com outras ferramentas, como mídias sociais ou eventos de rede). Você também pode usar várias técnicas de construção de lista para construir suas bases de email comercial e fazer campanhas mais direcionadas.

4. Identifique os motivos que fazem você perder a venda e construa roteiros sólidos para evitar esse cenário

Pense nas últimas 5 ou 10 vendas que você quase fechou, mas no final deu errado. Identifique os motivos que fizeram o prospect desistir e analise se as situações possuem alguma semelhança. Entenda o que você poderia ter feito melhor para conseguir fazer a venda.

 

Depois, construa roteiros de vendas bem organizados. Tenha um discurso preparado para lidar com diferentes objeções e tipos de clientes. Isso será útil também para preparar demais vendedores que forem trabalhar na sua empresa.

5. Faça follow up!

Uma oportunidade criada muitas vezes acaba sendo esquecida. Não deixe isso acontecer! Nem sempre é preciso encontrar prospects fora da casa, basta recuperá-los e acompanhar seus momentos de jornada. Pode ser que aquele lead que você contatou no mês passado agora já esteja preparado e decidido a investir no seu produto ou serviço.

 

Mas para isso, é preciso ter um acompanhamento em dia. Ou seja, é preciso fazer follow up com suas oportunidades com frequência, seja por email ou telefone. Para isso, contar com uma ferramenta de CRM pode ser fundamental. 

 

Temos certeza que aplicando essas técnicas de prospecção você conseguirá ter um cenário de vendas mais promissor. Boa sorte!





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