5 sinais de que está na hora certa de fazer um empréstimo



Você está na dúvida se deve ou não fazer um empréstimo? Confira nossas dicas e descubra se esta também é a melhor alternativa para seu negócio!

Embora seja um recurso muito utilizado, algumas pessoas relutam em fazer um empréstimo, por insegurança ou dúvida se essa é mesmo a melhor opção para resolver questões que envolvam uma necessidade financeira maior.

De fato, é preciso cautela para evitar que "o tiro saia pela culatra", e que isto não se torne mais um problema, ao invés de ser a solução esperada. No entanto, existem algumas situações que não deixam dúvidas de que é hora de fazer um empréstimo e que podem nortear essa decisão.

Mas vale lembrar que, independente do motivo que o levará por esse caminho, é fundamental fazer as contas, considerando todas as variáveis – prós e contras – antes de tomar a decisão final.

Qual o momento de fazer um empréstimo?

Existem no mercado dezenas de linhas de crédito para os mais variados tipos de negócio e perfil de empreendedor. Independente da necessidade, é preciso estar atento aos sinais que demonstram se este é mesmo o momento de fazer um empréstimo.

Separamos 5 situações que demonstram ser esta a melhor opção para você e sua empresa. Confira!

1. Existem dívidas que impedem a obtenção de crédito

Dívidas são mais comuns do que se imagina, tanto para pessoas físicas quanto empresas. Algumas vezes, até mesmo uma dívida pessoal pode atrapalhar o desenvolvimento de um negócio, pois o CPF do sócio proprietário e, ou, sócio-gerente, também será consultado, muitas vezes até do cônjuge do mesmo. Caso haja restrições no CPF, isso acaba impedindo que o empreendedor tenha acesso a linhas de crédito para investimento. Situação mais difícil ainda para os Microempreendedores Individuais, que tem seu CPF atrelado ao CNPJ.

Portanto, o primeiro sinal de que é hora de fazer um empréstimo é se você possui dívidas que consomem boa parte do orçamento ou do capital da empresa, principalmente por conta dos juros altos, especialmente se os prazos e limites regulares já se esgotaram. Esse é o momento de procurar uma linha de crédito para saneamento financeiro,  para se livrar das dívidas, concentrando em uma única operação de custo menor. Geralmente, esse tipo de financiamento possui prazos maiores e taxas de juros mais atrativas, bem menores que os juros pagos no cheque especial ou no cartão de crédito, por exemplo.

2. Sua empresa precisa ampliar as instalações ou comprar equipamentos

O negócio cresceu e você precisa de mais espaço e mais equipamentos para ampliar sua produção ou oferta de serviços. Enquanto isso não for feito, você não pode atender a demanda e, assim, os lucros também não aumentam e a empresa tende a estagnar e até mesmo encolher, pois os clientes passam a buscar outras alternativas.

Se este lhe parece um cenário familiar, pode ser o sinal de que um empréstimo se faz necessário e urgente! Afinal, nenhum empreendedor pode se confirmar em ver seu potencial de crescimento desperdiçado.

Nessa hora, faça as contas, através de um bom plano de negócios, de quanto esse investimento pode gerar de ganho e consulte a viabilidade de buscar uma linha de crédito para o investimento necessário. 

3. O capital de giro precisa expandir

Quando o fluxo de caixa está baixo, tornando-se insuficiente para ampliar ou manter o capital de giro necessário, pode ser o momento de optar por um empréstimo destinado a esse tipo de recurso. 

No entanto, sempre se deve avaliar a causa da queda do fluxo de caixa, pois pode haver necessidade de alguns ajustes na gestão do mesmo, por conta na queda de produção ou vendas, entre outros. Antecipar uma compra de matéria prima, por conta de um desconto especial é sempre um bom motivo, assim como, antecipar recebíveis, para pagamento de compromissos cujos custos após vencidos, podem ser maiores. Importante avaliar devidamente o custo x benefício da operação de crédito para giro, garantindo que será possível pagar o empréstimo com as receitas futuras previstas. Ao contrário, poderá haver um acúmulo de dívidas que, se não for controlado, se transforma em uma bola de neve e resultará no fechamento do negócio.

4. Existe um projeto que precisa sair do papel

Diante da possibilidade de desengavetar um projeto importante para sua empresa, fazer um empréstimo pode ser a melhor alternativa.

Nesse caso, não se trata apenas de um investimento nas instalações físicas e nos materiais, mas em uma expansão do negócio, seja pelo ramo de atuação ou pela formação de novas parcerias.

Se você já tem tudo no papel, através de um plano de negócio bem elaborado e corretamente avaliado, e sabe que esse é o momento mais propício para realizar a empreitada, não hesite em buscar crédito, através de um empréstimo! 

5. Você deseja evitar prejuízos com tributos e ações trabalhistas

O empréstimo não precisa – e nem deve – ser encarado apenas como um solucionador de problemas, mas também como forma de prevenir e evitar futuras demandas que podem gerar algum prejuízo ao seu negócio.

De forma consciente e planejada, ao perceber que haverá algum percalço, deve-se avaliar o orçamento e, então, pegar um empréstimo no momento mais oportuno para ficar em dia com obrigações fiscais e tributárias, e também em caso de processos trabalhistas, que geram desgaste, além de perda de dinheiro.

Microcrédito do Banco do Empreendedor

Microempreendedores Individuais, pequenas e microempresas, e até mesmo pequenos negócios informais encontram a solução de crédito necessária para o seu empreendimento através do Microcrédito Produtivo e Orientado, oferecido pelo Banco do Empreendedor.

Cada um dos sinais descritos anteriormente encontra a solução de empréstimo necessária, como:

capital de giro;

capital de giro especial;

capital fixo e fixo especial;

capital misto;

saneamento financeiro.

Os valores solicitados podem variar de R$ 200 a R$ 20 mil, dependendo da modalidade de crédito, assim como os prazos, que vão de 3 a 36 meses.

O empréstimo é concedido por meio de uma metodologia específica, onde agentes de crédito são treinados para visitar as empresas e avaliar a necessidade, viabilidade e capacidade do negócio. 

Se você deseja obter outras informações e detalhes sobre o programa de Microcrédito do BE, acesse o site e entre em contato conosco

 





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens