Ser mãe e empreendedora ao mesmo tempo é possível? Sim, confira ideias de negócios para conciliar com a maternidade
Existe alguma ocupação no mundo que seja melhor do que ser mãe? Você pode moldar a vida de um pequeno ser humano, ouvir risadinhas que vão derreter seu coração e sentir a satisfação imensurável de compartilhar um amor incondicional.
Mas vamos cair na real: há uma grande desvantagem em ser uma mãe que fica em casa... Você precisa se desdobrar em duas para dar conta de cuidar dos filhos e arcar com as contas que chegam ao mesmo tempo.
Milhares de mães em todo o país estão lutando contra essa mesma luta todos os dias: você quer ficar em casa com seu filho, mas precisa ganhar dinheiro para ajudar a pagar as contas. Felizmente, nunca houve um momento na história tão oportuno para ser mãe e empreendedora quanto agora.
Ideias de negócios para mães que querem trabalhar de casa
Assistente Virtual
Você é organizada e consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo? É boa em fazer entrada de dados, planos de viagem, rastreio de pedidos? Gosta e tem paciência para responder emails e se relacionar com os outros? Se respondeu que sim, investir na carreira de Assistente Virtual pode ser uma ótima opção.
Os assistentes virtuais são um dos empregos que mais crescem no mercado. A Global Market Insights, Inc. afirma que, entre 2016 e 2024, estima-se que o “tamanho do mercado global de assistentes virtuais inteligentes cresça a uma taxa de crescimento anual de 34,9%”. Existem ótimos sites que podem ajudar você a começar nesta nova carreira. Dê uma olhada no Boldly, Uassist.ME, People Per Hour ou uma das muitas outras plataformas de assistente virtual para começar.
Escritora e produtora de conteúdo Freelancer
Se você tem habilidades incríveis de pesquisa online, gosta de aprender sobre vários assuntos e é flexível o suficiente para trabalhar com uma infinidade de estilos de personalidade e plataformas de tecnologia, a escrita freelancer pode ser uma ótima opção para você.
Os escritores freelancer geralmente têm prazos mais longos para os projetos, então você não precisa trabalhar o horário normal das 9 às 17h e pode escrever ou pesquisar quando sua agenda permitir (como entre as horas de cochilo das crianças ou indo e voltando da escola). Há também muitos tipos diferentes de projetos de escrita: você pode criar um blog, criar e-mails, criar postagens de mídia social, escrever fantasmas para autores, escrever descrições de produtos ou catálogos e muito mais.
Você pode procurar oportunidades de emprego no Workana, 99 Freelas e grupos do Facebook para começar. Quando evoluir, procure agências de marketing para trabalhar.
Revenda de Cosméticos
Uma maneira prática de trabalhar em casa é fazendo a revenda de cosméticos. Isto pode ser feito através de catálogos ou recebendo os próprios produtos. Há diversas empresas que oferecem este tipo de negócio, dando comissões por cada produto vendido, como a Natura e a Mary Kay, e o melhor é que como essas marcas já são conhecidas você já começa com grandes chances de vender.
Escolha uma marca que ofereça cosméticos de qualidade e por um preço baixo e comece vendendo para suas amigas, familiares e conhecidas. As entregas você pode combinar em horários que fiquem melhor para você também.
Vender produtos na internet
Talvez você goste de fazer artesanato, costurar, fazer crochê, desenhar joias ou fazer arte digital. Nesse caso, que tal procurar o eBay, Etsy ou Pinterest como plataformas onde você pode vender suas obras de arte caseiras? Também é extremamente simples vender produtos online com a Amazon. Você pode comercializar seus itens diretamente para o cliente ou pode se tornar um fornecedor e fazer com que a Amazon venda seus produtos em seu nome (se você receber um convite).
Você pode, ainda, ser dona de um Ecommerce. Hoje existem diversas plataformas de loja virtual que você pode usar para criar a sua, como Nuvemshop e Loja Integrada. E caso decida criar sua própria loja, você pode escolher vender produtos que você mesma produz ou ainda revender produtos que já existem.
Já imaginou que legal, por exemplo, criar um Ecommerce de roupas de bebês? Você pode mesclar roupas compradas em atacado e, de repente, até mesmo oferecer roupas usadas e em bom estado do seu filho por um preço mais baixo para outras mães!
Social Media
Tornar-se um gerente de mídia social é uma ótima solução para trabalhar em casa. Essa é uma ótima opção para mães que trabalharam em marketing digital no passado ou têm suas próprias contas de mídia social movimentadas. Os proprietários de empresas que desejam aproveitar o poder das mídias sociais pagarão com prazer por sua experiência.
Além disso, as mídias sociais estão em alta e não pretendem cair desse pódio tão cedo. Com certeza você vai conseguir ajudar muitas pessoas e pequenas empresas com os seus serviços!