10 coisas que todo empreendedor precisa saber para faturar mais.



 

Como aumentar o faturamento da sua empresa é um dos grandes desafios que todo empresário enfrenta, a primeira saída que vem em mente é diminuir os custos operacionais e despesas fixas, mas essa é realmente a melhor alternativa?

 

Diminuir os custos é sempre uma alternativa, desde que esses cortes não prejudiquem  na qualidade do seu produto ou serviço.

 

Arriscar diminuir a sua qualidade por um custo menor pode ter um efeito reverso, prejudicando ainda mais as suas finanças. Dessa maneira, é melhor usar a sua criatividade para encontrar saídas melhores e mais duradouras. 

 

Por isso, trouxemos para você empreendedor algumas dicas simples de como faturar mais e garantir um crescimento saudável.

 

Separamos 10 das melhores dicas para você. Confira!

 

1.Motive sua equipe de vendas.

 

Vender bem está diretamente ligado com a atitude do vendedor e sua motivação. Um vendedor feliz vende mais!

 

Pense em estratégias para motivar a sua equipe, estipule metas e benefícios a serem conquistados ao atingir essas metas. 

 

Dinheiro sempre é um bom motivador, mas você pode ser criativo e pensar em várias maneiras de recompensar sua equipe por um bom desempenho. Um happy hour é um bom exemplo.

 

Mantenha seus vendedores sempre atualizados com as novidades do mercado e em constante desenvolvimento pessoal.

 

Mostre que está disposto a ajudá-los a alcançarem o ápice de suas performances e reconheça aqueles que buscam por mais conhecimento.

 

2.Conheça melhor quem são os seus clientes.

 

O cliente deve ser o centro da sua empresa, a atenção deve estar voltada para eles. Saiba quem exatamente são e como se comunicar com eles.

 

Entende o perfil de seus clientes e de que forma eles costumam receber informações no dia-a dia, quais canais de comunicação utilizam, como: Facebook, Instagram, jornal, rádio ou e-mail.

 

O resultado é a escolha da mensagem ou informação que vai chamar mais atenção do seu cliente em potencial e qual o meio de comunicação que o atinge mais facilmente.

 

Com isso você pode direcionar melhor o seu marketing para um público alvo com maiores chances de obter retorno. 

 

3.Saiba precificar o seu produto ou serviço.

 

Saber qual preço dar ao seu produto/serviço pode fazer toda a diferença para suas finanças.

 

Preços baixos podem ser mais competitivos, mas nem sempre refletem em vantagens para a empresa. Baixos demais podem ser associados com pouca qualidade.

 

Essa estratégia de preço baixo necessita também de muito mais trabalho para atingir um faturamento que poderia ser alcançado com menos esforços.

 

Por outro lado, preços altos e que não refletem o valor real do produto/serviço podem afastar os consumidores e gerar uma queda brusca nas vendas. 

 

Entenda o poder aquisitivo do seu público alvo, o quanto estão dispostos a pagar e pense em um valor que seja adequado tanto para eles quanto para a sua empresa. 

 

Quer entender como funciona a formação de preço? Leia esse nosso conteúdo e veja como é importante compreender todas as variáveis.

 

4.Use a tecnologia a seu favor.

 

A tecnologia pode ser uma grande aliada do seu negócio e gerar resultados bem expressivos, além de otimizar os recursos.

 

Na internet você pode ter um grande alcance, muito além de uma loja física. Pode ser uma alternativa de baixo custo para começar a empreender e para faturar mais.

 

Outras tecnologias podem auxiliar na gestão, no controle de estoque e na otimização de seus processos. Fique de olhos atentos às inovações. 

 

Leia esse nosso conteúdo e saiba como a inovação pode ser uma aliada do seu negócio. 

 

5.Acredite no pós venda.

 

O pós venda é o que pode fazer você conquistar de vez um cliente e fazer com que ele tenha vontade de voltar.

 

O pós venda vai além de um simples atendimento após a venda ser realizada, é um cuidado especial com o cliente, é lembrar dele mesmo quando ele não estiver comprando algo, é surpreendê-lo. 

 

Isso ajuda a saber o nível de satisfação dos seus consumidores e se você está atendendo às expectativas deles com o seu produto/serviço. 

 

Tenha atenção ainda maior com aquele cliente que não se mostra muito satisfeito. No pós venda você tem a oportunidade de reconquistá-lo e deixá-lo satisfeito. 

 

Um cliente insatisfeito também pode ser uma ótima oportunidade para escutá-lo e ver onde a sua empresa pode estar falhando e agir para melhorar os pontos necessários.

 

Ouvir seus clientes é a melhor forma de saber se a sua empresa está no caminho no certo ou não, por esse motivo aposte no pós venda.

 

6.Invista em fidelização.

 

Um bom atendimento, a qualidade no produto/serviço e um pós venda são o ponto de partida para você fidelizar os seus clientes, mas hoje a fidelização vai além.

 

Existem fidelizações mais ativas, focada em sempre gerar um retorno do seu cliente à sua empresa com incentivos para realizar uma nova compra.

 

Sistemas de troca de valor consumido pelo seu cliente por pontuação é um bom exemplo.

 

Conforme seu cliente gasta em sua loja, ele passa a adquirir pontos ou créditos, que podem gerar descontos em uma próxima compra ou permitir que ele resgate algum de seus produtos.

 

Essa tendência vem crescendo em muitos segmentos, como: postos de gasolina, restaurantes, lojas de roupa, supermercados. 

 

softwares e ferramentas que podem auxiliar no seu processo de fidelização, pesquise o mais adequado para a seu empreendimento.

 

7.Faça promoções curtas.

 

Promoções curtas podem ser muito benéficas, principalmente se elas forem bem direcionadas para um público certeiro. 

 

O prazo curto gera ansiedade no cliente que se não comprar naquele período pode perder a promoção. 

 

Promoções curtas são menos copiadas pela concorrência e fazem o cliente comprar com mais agilidade. Uma vez que ele sabe que a promoção é por pouco tempo.

 

São ótimas para as datas especiais e também para gerar a saída daqueles produtos que estão parados faz muito tempo.

 

8.Treine a sua equipe.

 

Profissionais mais capacitados produzem mais e melhor. Invista em treinamento em todas as áreas da sua empresa. 

 

Incentive que seus colaboradores busquem se aprimorar por fora, mas sempre que possível desenvolva treinamento internos. 

 

Treinamento internos são mais objetivos, focados em transmitir conhecimentos que são realmente importantes para o cotidiano da empresa.

 

Ao treinar sua equipe você demonstra que está interessado na capacitação pessoal deles, e isso pode ser uma ótima fonte de motivação.

 

9.Busque aumentar o seu ticket médio.

 

Você, provavelmente, já foi em algum fast food para comprar um lanche e saiu de lá com o lanche mais fritas, refrigerantes e um milkshake

 

A sua escolha foi porque era mais vantajoso comprar um combo do que se adquirisse os produtos isolados. 

 

Essa é uma técnica que grandes redes utilizam para aumentar o consumo médio de cada cliente. 

 

Combos de produtos/serviços são uma opção interessante para faturar mais. Use toda sua criatividade e veja como o ticket médio das suas vendas vai aumentar. 

 

10.Invista em parcerias.

 

Essa parceria pode ser com seus fornecedores, por exemplo. Trabalhar de forma consignada é uma boa opção e que oferece poucos riscos, principalmente se você estiver começando.

 

Você pode negociar preços melhores se fechar exclusividade com algum fornecedor, mas não deixe de pesquisar pelos melhores preços.

 

Outra opção é realizar parcerias com outras empresas, com o objetivo de indicarem clientes um para o outro, ou então oferecerem vantagens em comum para atraí-los. 

 

Essas dicas são um bom norte para você dar aquela impulsionada no seu faturamento. Não deixe de investir nelas e planejar com detalhe como irá colocá-las em prática.  

 

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