Santa Catarina é o 9º em formalização de MEIs



Assim como em todo o País, Santa Catarina apresenta um crescimento constante na procura pela formalização. Até o mês de fevereiro deste ano, o Estado tinha registrado 129.473 microempreendedores individuais (MEIs). Em 2009, esse número era de 2.038. No Sul, a quantidade ainda é a menor em comparação com o Paraná que tem 203.396 e com o Rio Grande do Sul com 222.750 MEIs.

A formalização é um dos serviços prestados da 6ª edição da Semana do MEI que acontece na região em 20 municípios. Até o próximo sábado, 05, são oferecidas orientações, informações sobre crédito, formalização e até declaração de Imposto de Renda. Tudo realizado gratuitamente pelos apoiadores do evento.

A Semana do MEI é promovida pelas prefeituras em parceria com o Sebrae/SC. Uma pesquisa recente de uma pesquisa feita pela Global Entrepreneurship Monitor (GEM), a pedido do Sebrae, mostra que 71% dos pequenos negócios abertos no Brasil são motivados por oportunidade e não pela necessidade. Esse é o melhor índice já registrado desde o início da pesquisa, há 12 anos. Em 2002, apenas 42% das pessoas abriam uma empresa por identificar demanda no mercado, enquanto os demais tinham o empreendedorismo como única opção, por não encontrar alternativas no mercado de trabalho.

Ter seu próprio negócio é um dos três principais sonhos do brasileiro, atrás apenas de comprar a casa própria e viajar pelo Brasil. Fazer carreira em uma empresa vem em oitavo lugar entre os desejos dos entrevistados. Na percepção do brasileiro, 84% consideram que abrir sua própria empresa é uma opção desejável de carreira.

Além de um grande mercado consumidor e dos avanços na legislação – em especial a redução de impostos do regime Supersimples –, um dos fatores que mais fortalece o empreendedorismo no País é o aumento da escolaridade: quase a metade dos novos empreendedores tem pelo menos o segundo grau completo. Entre os novos empresários que estão cursando ou já completaram o ensino superior, 92% iniciaram o negócio por oportunidade.

Fonte: MB Comunicação





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens