03/11/2017 O foco do Novembro Azul são homens com mais de 65 anos, responsáveis por quase 3/4 dos casos no país. Banco do Empreendedor apoia a campanha
Notícias

O mês de novembro vai ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de próstata, conhecida como Novembro Azul. O período é internacionalmente dedicado à saúde do homem e 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

No Brasil, esse câncer é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Considerando todos os tipos de câncer no país, o de próstata é o quarto tipo mais comum.

A estimativa é de que, até o final deste ano, mais de 69 mil homens tenham a doença. Mais de 70% dos casos desse câncer ocorrem em homens que têm mais de 65 anos.

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos. Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral.


Solicite seu crédito

Digite seus dados e entraremos em contato.

Sair