Do reciclado à luz - “SUCESSO DO MEU NEGÓCIO” – Case Vencedor/ Janeiro/17 (texto Aline Martins Santos)



Lígia Leda Estriga de Barros é formada em Arquitetura, área em que trabalhava até ter seu primeiro filho, em 2013, quando decidiu, juntamente com uma amiga, abrir uma empresa de criação de objetos. Ela trabalhava na criação e design das peças e sua amiga era responsável pela parte administrativa, nascia, então, a “Pé de Ideia Design” e foi o primeiro estúdio brasileiro especializado em Scraplights (técnica que produz luminárias em papelão corrugado). Algum tempo depois, sua sócia não estava satisfeita com a empresa e decidiram trabalhar separadamente, apesar de continuarem sendo grandes amigas.

Foi quando a microempreendedora individual criou a “Ocre design”. Trata-se de um estúdio de design de produtos que utiliza como matéria-prima papelão descartado para a criação de luminárias, pendentes e mobiliário inspirados pelas formas na natureza. As peças são desenhadas a mão e confeccionadas de forma artesanal, com cadeia produtiva ética, envolvendo no processo recicladores da região de Florianópolis, que fornecem o material para reutilização.

Nesta transição de uma empresa para a outra, Lígia descobriu que tinha uma doença muito grave, porém, entre tratamentos agressivos, mesmo estando debilitada, continuou com a ideia, “levando” a empresa aos poucos, mas nunca desistiu. Hoje está recuperada e continua inspirando pessoas através de pequenos gestos de carinho, para deixar mais bonitos e aconchegantes os espaços de convivência de seus clientes, valorizando sempre as pessoas envolvidas na produção.

Além de ter como propósito a colaboração para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente para contribuir para as metas de Consumo Responsável e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Para isto, utiliza métodos socialmente responsáveis e sustentáveis, da triagem do papel, passando pela limpeza das placas, até o envio aos clientes dos produtos finalizados. O refugo das caixas selecionadas, por exemplo, é utilizado para proteção dos produtos na hora da postagem no correio.

As pranchas de papelão são minuciosamente selecionadas, limpas e cortadas a lazer. Quase 50% do valor final de cada peça é gasto para fazer esse corte que garante velocidade e acabamento impecável. Lígia tomou seu primeiro crédito junto ao Banco do Empreendedor para participar da “Design Business Fair”, a primeira feira do setor de design em Santa Catarina.

Lígia é cliente do Banco do Empreendedor e é atendida pela Agente de Crédito Aline Martins Santos, da Unidade Sul da Ilha, Regional Grande Florianópolis.

 





Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens