Dirigente do CEAPE, do Maranhão, visita o Banco do Empreendedor



O Banco do Empreendedor recebeu no último dia 20 de novembro, em Florianópolis,  a visita do gerente de Educação e Projetos do CEAPE, organização de microcrédito do Maranhão, Roosevelt Lima Silva. O dirigente veio conhecer o funcionamento do BE e sua estrutura de atendimento ao empreendedor catarinense. Roosevelt foi recebido pelo gerente Geral do Banco do Empreendedor, Wilson Vamerlati Dutra e pelo diretor superintendente Luiz Carlos Floriani. 
Perfil do CEAPE
Em 3 de março de 1989, surge a Associação para o Desenvolvimento da Mulher na Economia Informal - ADIM - Instituição pioneira no Maranhão no segmento de Microcrédito, em uma pequena sala cedida pela Associação Comercial do Estado. Inicialmente, eram atendidas apenas mulheres com filhos menores e com pequenos negócios informais. Posteriormente, a ADIM se torna Ceape/MA - Centro de Apoio aos Pequenos Empreendimentos do Estado do Maranhão, atendendo todos os empreendedores, homens e mulheres. 

O Ceape-MA fazia parte de uma rede chamada Ceape/Nacional afiliada a Acción Internacional, presente inicialmente em 11 estados do Brasil por iniciativa da Acción Internacional e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). O Ceape do Maranhão foi o segundo a ser criado e foi adquirindo grande participação e importância dentro do Sistema. Iniciando suas atividades dedicado ao desenvolvimento socioeconômico de pequenos empreendimentos, seu objetivo, desde o início, sempre foi proporcionar ao cliente não apenas crédito, mas dar orientação ao pequeno empreendedor através do Microcrédito Produtivo e Orientado e da Educação Financeira como forma de desenvolvimento.

Nos seus 25 anos de atuação o CEAPE já conquistou milhares de cliente em todo o estado onde possui 27 pontos de atendimento, principalmente em localidades mais pobres onde as pessoas tem maior dificuldade de acesso ao crédito. A contribuição do crédito do CEAPE para a estruturação dessas atividades pode ser evidenciado pela melhoria da dinâmica que vem alcançando a economia destas áreas, onde muitos pequenos comerciantes já são clientes há mais de 10 anos e sabem que podem contar com a concessão de crédito de acordo com a sua capacidade de pagamento.
O Maranhão, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), é o estado que no Brasil que mais cresceu no acesso a renda. Nos últimos anos, 2,3 milhões de maranhenses saíram da pobreza extrema. O Maranhão reduziu de 20% para 8% o total da população abaixo da linha da pobreza. O que significa que a população passou a ter mais acesso à renda e ao poder aquisitivo. O aumento do acesso a renda no Estado reflete os recentes programas sociais do governo, mas também a atuação de instituições como o CEAPE na região, que tem buscado facilitar a inclusão financeira para população ofertando serviços financeiros adequados às suas necessidades, contribuindo com a sua qualidade de vida.




Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens