Três perfis de empreendedor: Descubra qual é o seu



 

Se auto-conhecer é uma tarefa que todo empreendedor precisa fazer. Comece por esse post 

Você já sabe que as pessoas têm aptidões diferentes. E que dependendo das habilidades de cada um, a chance de ser bem sucedido fazendo determinada atividade é maior ou menor. No empreendedorismo não é diferente. É por isso que para ter melhores resultados é importante descobrir qual o seu perfil de empreendedor. 

 

Os diferentes perfis de empreendedor possuem características-chave que podem contribuir para diferentes tipos de negócios. Além disso, as empresas mais bem-sucedidas vivenciam um ciclo de vida bastante típico, progredindo por diferentes estágios ao longo do tempo. Cada estágio pode se beneficiar muito das qualidades encontradas em diferentes tipos de empreendedores, incluindo diferenças em liderança, comunicação e vendas. 

 

Isso também significa que diferentes perfis de empreendedores podem ser atraídos para uma empresa, de acordo com o estágio em que ela está. Por isso, saber identificar o tipo de empreendedor que você ou outra pessoa é é importante. Isso ajuda a encontrar pares que somam e agregam algo na “relação”, aumentando ainda mais a chance de fazer o negócio dar certo.

Os três perfis de empreendedor 

Existem mais de 3 perfis de empreendedor, mas neste artigo vamos focar nos três que são mais abrangentes e comumente encontrados por aí:

Empreendedor Criativo

Esse tipo de empreendedor é aquele que tem uma mente que está sempre borbulhando com novas ideias. Criativo por natureza, esse profissional costuma ficar super entusiasmado com novos produtos ou projetos. Seu ponto forte é a inovação e o levantamento de ideias, e seu “defeito” é que precisa se policiar para colocar todas essas ideias em prática, ao invés de ficar pulando de galho em galho sem finalizar nada.

Empreendedor Construtor

Esse é o empreendedor “mão na massa”. Aquele que recebe uma ideia ou produto com alto potencial e constrói um negócio ao redor disso. Sua motivação é fazer a empresa acontecer e crescer, por isso é uma pessoa com talento para motivar o time. Além disso, esse tipo de empreendedor costuma ser um vendedor nato. Ele conhece o que vende, confia na empresa e não tem medo de passar a mensagem adiante.

Empreendedor Operador

Por fim, temos o terceiro tipo de empreendedor: o que organiza a empresa ao criar e implementar processos. Esse profissional é frequentemente detalhista e tem o dom de encontrar melhorias a serem feitas no negócio. É ele que mantém a engrenagem da empresa girando, através do foco nos procedimentos e no acompanhamento de metas de crescimento de longo prazo em mente.

Qual desses três perfis de empreendedor é o seu?

Se você começou um negócio do zero ou iniciou sua jornada no empreendedorismo sozinho, com certeza já assumiu esses três perfis de empreendedor alguma vez. A verdade é que todo dono de negócio passa pela fase de “usar muitos chapéus”. Mas com certeza teve um desses perfis no qual você mais se encaixou.

 

Para identificar qual é, questione-se:

  • Qual função da empresa é ou foi mais natural para você ao longo do tempo?
  • De qual fase empreendedora você mais gostou?
  • Em qual dessas fases você acha que se saiu melhor?  

Em seu livro “Descubra seus Pontos Fortes”, Dan Clifton argumenta que as instituições são mais produtivas quando cada colaborador está exercendo seus pontos fortes. Isso encoraja o engajamento do funcionário e consequentemente faz crescer a organização. 

Com base nessa premissa, quais são seus principais pontos fortes? Você consegue oferecer esses pontos fortes à sua empresa todos os dias?

É importante notar que não há pontos fortes bons ou ruins. Você pode complementar seus pontos fracos cercando-se de uma equipe de pessoas que preenchem outros pontos fortes, por exemplo. Por isso é importante identificar seu perfil, assim você pode passar para a próxima etapa, que é identificar de quem você precisa para te complementar.

Como potencializar o seu perfil empreendedor

Olhe para o seu negócio como uma pessoa de fora, que não está envolvida nele, e pense:

  • Quais são as necessidades de liderança do negócio?
  • Seus pontos fortes estão alinhados com essas necessidades?

Se você respondeu que “não”, calma! Isso não significa que você é um gestor ruim para sua empresa. Só quer dizer que, com base no estágio atual do seu negócio, seria importante ter essas necessidades atendidas, e isso você pode fazer contratando um funcionário ou desenvolvendo as competências que precisa.

 

Com certeza essa análise vai te ajudar a identificar os pontos que precisa melhorar!





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