Transformação digital: o que é e como usar no seu negócio.



 

Com o avanço da tecnologia as empresas começaram a passar por uma verdadeira transformação digital, processo que foi super acelerado durante a pandemia da COVID-19, com os impactos do isolamento social. Empresas que conseguem aderir a transformação digital levam vantagem no mercado. Confira porque. 

 

Com o avanço da tecnologia e o desenvolvimento de novos métodos de comunicação, hoje, vemos grandes mudanças nos métodos de consumo, que trouxeram novos desafios para as organizações. 

 

A forma como as marcas se relacionam mudou, e as pessoas não esperam mais que as empresas forneçam serviços ou produtos simples. Hoje, o mais importante é a experiência que você pode oferecer. Se você não puder se transformar digitalmente, provavelmente ficará para trás.

 

A transformação digital é o processo de integração da tecnologia digital em todos os aspectos da empresa, ou seja, vai muito além do que ter o seu negócio nas redes sociais e fazer marketing digital. 

 

A transformação digital requer mudanças fundamentais na tecnologia, cultura, operações e entrega de valor. Para fazer melhor uso das tecnologias emergentes e sua rápida expansão nas atividades humanas, as empresas precisam se reinventar e mudar fundamentalmente todos os seus processos e modelos. 

 

Com o avanço da tecnologia, as empresas estão mudando rapidamente dos métodos tradicionais para experiências digitais. Normalmente, isso não ocorre porque as empresas desejam se transformar, mas porque precisam se transformar para sobreviver. 

 

O mercado já espera que as empresas criem experiências digitais eficazes, e aquelas que não se adaptarem a esse novo modelo digital de cliente serão abandonadas. Por outro lado, uma empresa que abraça a mudança e se adapta a um modelo mais ágil tem potencial para ter mais sucesso do que nunca. 

 

Isso porque, em essência, a transformação digital significa examinar todos os aspectos de uma empresa e descobrir como modernizá-la para que possam continuar a evoluir à medida que a tecnologia se desenvolve.

 

No entanto, para aproveitar as vantagens dos dados digitais, as empresas precisam adotar a tecnologia o mais rápido possível, testá-la e usar essa experiência para melhor se adaptar e se preparar para o futuro. 

 

Embora a adoção de novas tecnologias seja mais arriscada do que o uso de sistemas estabelecidos, as recompensas também podem ser muito maiores.

 

Melhorar processos: as novas tecnologias permitem às empresas automatizar os processos mais simples e eliminar os elos intermediários nos processos mais complexos. Isso torna as empresas mais flexíveis e permite que usem seu capital humano de forma mais eficiente.

 

Descubra novas fontes de receita: Caminhos lucrativos, que talvez não estivessem abertos para as empresas, quando elas foram fundadas, podem estar abertos agora por meio das tecnologias emergentes.

Crie experiências de cliente mais personalizadas e atraentes: os clientes de hoje esperam que as empresas ouçam suas vozes e atendam às suas necessidades específicas. A tecnologia foi desenvolvida para atingir totalmente esse objetivo.

A transformação digital não é um caminho fácil, uma vez que mexe com toda a estrutura da empresa e apesar de o processo de transformação digital ser diferente em cada empresa, há algumas etapas que são importantes e devem ser consideradas por todas.

 

1.Adaptação ou criação do plano de negócio.

 

Ao iniciar o processo de transformação digital, é vital para uma empresa entender como se desenvolve e quais novas tecnologias podem ser utilizadas. As empresas precisam considerar todos os recursos disponíveis e quais recursos podem ser usados ​​para a modernização.

 

Isso pode até levar a mudanças nas prioridades de projetos e ideias na organização empresarial, identificando, assim, quaisquer lacunas que possam dificultar os esforços de transformação digital.

 

Ao identificar esses pontos que não condizem com o processo de transformação digital é necessário criar ou adaptar o plano de negócio da sua empresa, para que leve essas novas variáveis em consideração. 

 

2.A transformação digital passa pelos colaboradores

 

Esse processo pode ser complicado, pois os modelos de negócios tradicionais exigem que os funcionários aprendam certos sistemas e continuem a usá-los por muitos anos. 

 

Com a transformação digital, os funcionários precisam estar abertos a mudanças nos processos que usam para realizar suas tarefas se isso tornar o trabalho mais eficiente. 

 

Significa pensar criativamente sobre o potencial das novas tecnologias e como elas podem ser melhor utilizadas pelos colaboradores. A cultura da transformação digital deve estar inserida na organização. 

 

Mostrar os benefícios que essas mudanças trazem para os resultados da empresa e no trabalho de cada um é fundamental para evitar resistências para as mudanças necessárias. 

 

3.Abandonar as tecnologias antigas

 

É comum que por não querer mudar processos, resistência de colaboradores antigos, comodidade, entre outros fatores, que as empresas insistam em tecnologias antigas, que já não atendem às novas necessidades. 

 

Freqüentemente, as empresas gastam muito dinheiro apenas para manter tecnologias antigas que não são mais lucrativas e não oferecem a experiência digital exigida pelo mercado.Isso ocorre porque atualizar tecnologias antigas pode ser mais caro e complicado.

 

No entanto, confiar em tecnologia ultrapassadas atrapalha a empresa como um todo. Ele consome recursos valiosos que poderiam ser aplicados a tecnologias mais fáceis de usar que oferecem melhor experiência ao cliente ou melhor análise de dados. 

 

4.Foco na experiência do cliente

 

É interessante destacar que a transformação digital ajuda a focar na experiência do cliente, que hoje é um grande diferencial para as empresas, permitindo segmentar melhor seu público, abordando-o de maneira personalizada e mais satisfatória para reter essas pessoas, fazendo ofertas bem direcionadas.

 

A primeira etapa para modificar a experiência do cliente com base na digitalização é muito básica. Trata-se, portanto, de compreender o cliente afim de identificar pontos de ação.

 

Para realmente entender seu público, você precisa se concentrar em estratégias de coleta de informações, transformando dados aleatórios em inteligência de mercado.

 

Muitas empresas utilizam as redes sociais para isso, resultando em uma pesquisa regionalizada, segmentada e completa, capaz de revelar o que deixa o cliente feliz e, da mesma forma, o que o deixa insatisfeito.

 

A partir dessa ideia, é possível até mesmo realizar inúmeras ações para otimizar esse entendimento, e até começar a divulgar a marca e fortalecer o vínculo com públicos cada vez mais fiéis. Um exemplo desse tipo de ação é a criação de comunidades nas redes sociais.

 

Manter um relacionamento próximo com seus clientes e entender suas dores e expectativas, é necessário acompanhar o processo de venda. Esta etapa inclui aspectos como métodos do cliente, ferramentas de comunicação e apresentações de produtos ou serviços.

 

A transformação digital está cada vez mais tomando espaço e oferecendo novas experiências para o consumidor final. É importante que o seu negócio também se adapte para essas mudanças para que consiga obter sucesso e atrair mais clientes. 

 

A transformação digital de uma empresa não acontece do dia para a noite e requer muito trabalho e planejamento, por isso, não deixe essa virada no seu negócio para amanhã, siga nossas dicas e comece a sua transformação digital.  





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