Crédito Consciente - O que é e como usar?



Você utilizar o crédito de forma consciente? Explicamos agora o que é crédito consciente e como usar as opções de crédito disponíveis de forma inteligente. Confira!

Todos já passamos por uma situação ou outra onde o dinheiro está meio apertado ou que mais crédito disponível seria a solução, não é mesmo? Nessas situações, é comum buscarmos por opções como empréstimos, financiamentos, parcelamentos ou mesmo usar o cartão de crédito ou o famoso cheque especial.

No entanto, por conta da evidente praticidade, existe o risco de endividamento, caso o uso do crédito não seja realizado de forma consciente e planejada. Como muitas vezes do crédito se dá em situações de emergência, nem sempre seu uso é o mais correto ou eficiente.

Por isso, é fundamental utilizar os meios de crédito de forma inteligente e planejada. Explicamos agora o que é crédito consciente, como usar os meios de crédito de forma planejada e efetiva e garantir a saúde financeira. Confira agora!

O que é crédito consciente?

Indo na contramão do uso inconsequente do crédito disponível, o conceito de crédito consciente pode ser explicado como o uso planejado, cuidadoso e inteligente dos recursos de crédito, visando evitar o endividamento excessivo.

Para evitar que você acabe por aumentar suas dívidas e piorar sua situação financeira, é importante que todas as operações de crédito sejam estudadas e analisadas antes de sua efetivação, tendo em vista os juros e encargos que deverão ser pagos, o que pode se transformar em uma bola de neve.

Além disso, é importante que sejam estudadas também, dentre as opções disponíveis, quais são aquelas que apresentam as melhores condições para pagamento e que se encaixam no orçamento.

Também vale analisar o valor do crédito a ser adquirido, já que a tomada de crédito além do necessário pode dificultar o pagamento e transformar essa possibilidade em um problema ainda maior.

Como usar o crédito de forma consciente?

Agora que você já entendeu o que é crédito consciente, é interessante compreender também como usá-lo da melhor maneira. Listamos algumas dicas para praticar o uso consciente do crédito. Confira!

1- Pesquise as alternativas disponíveis

Antes de contratar uma operação de crédito, seja cartão, cheque especial ou empréstimo, é fundamental analisar com cuidado as formas e opções de crédito disponíveis para você.

Vale a pena pesquisar qual a forma de crédito que terá os melhores resultados, taxas menores ou também menor Custo Efetivo Total (CET), que é o valor total da operação de crédito ao final do período total de pagamento.

2- Escolha o crédito que cabe no seu bolso

Também é importante que o crédito contratado caiba no orçamento, ou seja, que as parcelas e custos não acabem atrapalhando sua situação financeira e gerando a dependência de novos empréstimos.

Pense que o crédito contratado deve ter uma finalidade determinada e atender a uma necessidade específica, para que não se torne um hábito seu uso. Lembre-se que o crédito não é uma fonte de renda e não deve compor seu cálculo de orçamento ou planejamento financeiro.

3- Busque orientação para o uso do crédito

Por último, é recomendado que você busque orientação especializada para o uso consciente do crédito, evitando que você acabe gastando demais, contratando um crédito que não precisa ou mesmo gerando novas dívidas.

No Banco do Empreendedor, todas as operações de crédito são orientadas, o que significa que os agentes de crédito do banco são capacitados para avaliar e orientar qual a melhor forma de crédito e como utilizar de forma inteligente.

O que você achou de saber mais sobre a importância do crédito consciente? Se você deseja saber mais ou tem alguma dúvida, entre em contato conosco pelo formulário abaixo!

 

 




Soluções ideias
para o empreendedor


Facilite sua vida com empreende+

A conta digital do empreendedor. A sua conta digital completa. sem mensalidade e com muitas vantagens