Como selecionar uma boa ideia de negócio



 

Existem três métodos que você pode usar para identificar a ideia certa para empreender. Confira neste post

A decisão de empreender é empolgante, e neste momento muitas ideias surgem na sua cabeça. Diante de tantas oportunidades, como escolher a certa? Essa é uma decisão que muitos aspirantes ou novos empreendedores têm dificuldade de fazer.

 

De fato, não é uma decisão fácil. Essa é a escolha que pode mudar a sua vida, e na qual você vai investir muito tempo e dinheiro. Portanto, não é uma decisão para ser feita com pressa. É preciso analisar e ponderar pontos importantes antes de seguir.

 

Neste artigo, a proposta é ajudar você nessa missão. A seguir listamos três métodos para você escolher a opção certa de negócio e se sentir um empreendedor mais confiante.

Como escolher a ideia de negócio certa pra você

Método 1: Avaliação

O método de avaliação é uma das melhores estratégias para escolher uma boa ideia de negócio. Ele foi pensado para garantir que a ideia de negócio que você escolher seja adequada à sua vida e aos seus objetivos. 

 

Sua primeira etapa consiste em realizar avaliações:

Avaliação pessoal

A avaliação pessoal é um guia sobre o que você gosta na vida. Serve para identificar quais são suas paixões e o que você realmente ama fazer. Algumas perguntas que podem te guiar são:

 

- O que considero significativo, agradável e importante para mim?

- O que faço no meu tempo livre que adoro?

- Do que eu teria orgulho de acordar e trabalhar todos os dias?

Avaliação de Recursos

A avaliação de recursos responderá às principais perguntas para garantir que você tenha dinheiro e tempo para lançar a ideia de negócio em consideração. Aqui estão duas perguntas a se fazer nesta avaliação:

 

- Quanto dinheiro tenho disponível para começar meu negócio?

- Quais habilidades eu possuo?

Avaliação de pontos fortes

Essa avaliação serve para determinar quais são seus pontos fortes. Com isso, você pode combiná-los com suas habilidades, identificadas na avaliação de recursos, para resolver um problema e, finalmente, criar uma ideia de negócio que você pode lançar, mesmo se você tiver pouco dinheiro para abrir uma empresa.

 

Para esta avaliação, basta fazer uma lista de quais são seus pontos fortes. Faça a si mesmo estas perguntas:

 

- Quais são meus hobbies e por que gosto de praticá-los?

- Quais qualidades eu não poderia viver sem?

Limite sua lista com as avaliações

Depois de concluir as três avaliações, você pode envolver família e amigos se quiser. As pessoas de confiança podem servir de termômetro para analisar se a ideia é boa e certa para você ou não.

 

Depois, é hora de restringir essa lista de ideias de negócios:

Passo 1

Comece eliminando ideias em sua lista que não se enquadram na sua avaliação pessoal. Quais ideias de negócios não complementam suas paixões?

Passo 2

Em seguida, avance para a avaliação de recursos e não desanime se acabar riscando muitas ideias de negócios neste processo. Quais ideias em sua lista custam muito para você executar sem um investidor? 

 

Você também precisa riscar as ideias que não correspondem ao seu nível de dedicação de tempo. Por exemplo, se o empreendimento que você deseja iniciar exige que você lide com muitos clientes durante o horário comercial normal, enquanto você continua a trabalhar em seu trabalho diário, essa ideia pode não ser a ideal para você neste momento.

Passo 3

Analise as ideias de negócios restantes que você deixou e veja quais não se enquadram no seu perfil de pontos fortes. Por exemplo, se houver negócios que exigem um alto nível de habilidades em hardware de computador e essa é uma área de fraqueza para você, risque-a da lista.

Passo 4

Com as ideias finais que não foram riscadas, você pode fazer uma validação no mercado para ver se será lucrativo e bem-sucedido. 

 

Até aqui detalhamos o método mais completo, mas existem outros caminhos que você pode seguir:

Método 2: Receita básica e análise de custos

Este método deve ser usado se você tiver uma lista de ideias de negócios e desejar escolher puramente aquela que será mais lucrativa. A receita básica e a análise de custos envolve a listagem de todos os fluxos de receita potenciais para uma ideia de negócio que você tem, junto com uma lista de todos os custos potencialmente grandes associados ao negócio. 

 

Se as fontes de receita superam os custos potenciais, pode ser uma boa ideia considerar para validação de mercado.

 

Depois de fazer isso, você poderá ver se o potencial de receita do negócio supera em muito os custos que podem ser incorridos. Se for esse o caso, pode ser uma ótima ideia de negócio a considerar e validar. Este exercício também pode ser muito valioso para apontar ideias de negócios que não têm fortes fluxos de receita e têm altos custos associados a eles.

 

A análise de custos também pode ajudar você a avaliar se você tem os recursos disponíveis para iniciar o negócio. Se você não tem capital inicial suficiente para lançar uma ideia que tenha grandes custos iniciais que você identificou, pode ser melhor seguir em frente.

Método 3: Análise de viabilidade

A análise de viabilidade pode ser outra estratégia que você pode usar para escolher a melhor ideia de negócio para você. 

 

Existem algumas ideias que todos nós pensamos que não funcionam porque a tecnologia pode não existir ou a ideia não se encaixa na cultura de determinada área ou país. Existem também certas ideias de negócios que ainda não estão prontas para o nosso tempo.

 

Um exemplo de ideia de negócio que pode não ser tecnologicamente viável seria um sistema de teletransporte ou sistema de transporte lunar, por exemplo (pelo menos por hora, e a não ser que você tenha muito dinheiro).

Agora, é só escolher qual método você prefere usar!





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