Como planejar a abertura de uma empresa



 

Confira quais são os seis importantes passos para abrir uma empresa no Brasil de forma legal

Qualquer pessoa pode se tornar um grande empreendedor. Você não precisa necessariamente de um diploma universitário, um monte de dinheiro no banco ou de experiência em negócios para iniciar algo que pode se tornar o próximo grande sucesso. No entanto, você precisa sim de um bom planejamento de abertura de empresa para aumentar suas chances de sucesso.

 

E neste artigo você vai ver como fazer isso. Boa leitura!

Antes de tudo, analise o que você quer

Vamos começar com a pergunta básica: Por que você quer começar um negócio? 

 

É para ter mais liberdade criativa? É para ser seu próprio chefe? É pra ganhar uma grana extra? Use esta pergunta para orientar que tipo de negócio você deseja iniciar. 

 

Aqui vão algumas ideias de questionamento para te ajudar nessa fase:

 

Quais são suas habilidades?

Onde está sua paixão?

Qual área você gosta, tem conhecimento ou deseja atuar?

Quanto você pode gastar, sabendo que a maioria das empresas falha nos dois primeiros anos?

De quanto capital você precisa?

Que tipo de estilo de vida você quer viver?

Você está mesmo pronto para ser um empreendedor?

Pense em uma ideia de negócio

Você já tem uma ideia de negócio matadora? Se sim, parabéns! Você pode prosseguir para a próxima seção. Caso contrário, há várias maneiras de começar a fazer um brainstorming para chegar a uma boa ideia. Aqui vão algumas sugestões:

 

 

Pergunte a si mesmo quais são as tendências de mercado. Que tecnologia ou avanço está chegando em breve e como isso mudará o cenário de negócios? 

Solucione algo que te incomoda. As pessoas preferem ter menos coisas ruins do que mais coisas boas. Se sua empresa puder resolver um problema para seus clientes, eles agradecerão por isso;

Faça algo que já existe, com uma nova visão. Muitas empresas e indústrias fazem as coisas de uma maneira, porque é assim que sempre foram feitas. Nesses casos, um novo olhar de uma nova perspectiva pode fazer toda a diferença. O maior exemplo que temos disso é o Uber, que revolucionou o mercado de táxi;

Use uma abordagem melhor, mais barata e mais rápida. Você tem uma ideia de negócio que não é completamente nova? Então, pense nas ofertas atuais e concentre-se em como você pode criar algo melhor, mais barato ou mais rápido.

 

Além disso, saia, conheça pessoas e faça perguntas, procure conselhos de outros empreendedores, pesquise ideias online ou use qualquer método que faça mais sentido para você.

Faça pesquisa de mercado

Depois de ter uma ideia bem definida, é hora de se perguntar: Alguém já está fazendo o que você quer começar a fazer? Se não, por que será? Há uma boa razão para fazer isso?

 

Comece a pesquisar seus potenciais rivais ou parceiros no mercado. Você também pode oferecer pesquisas ou questionários que façam perguntas como "Quais fatores você considera ao comprar este produto ou serviço?" e "Quais áreas você sugeriria para melhoria?"

 

Antes de partir para a ação, busque evidências de que a sua ideia é promissora.

Escreva um plano de negócios

Um plano de negócios é uma descrição escrita de como sua empresa evoluirá, desde o início até o produto final.

 

O seu plano de negócios deve conter:

Sumário executivo: Este é um resumo de alto nível do que o plano inclui, muitas vezes abordando a descrição da empresa e o problema que o negócio busca resolver;

Descrição do negócio: Nesta seção você deve esclarecer qual é o tipo de negócio, em que indústria está inserido e por que ele é relevante;

Estratégias de mercado: Qual é o seu mercado-alvo e como você pode vender melhor para esse mercado? Aqui incluem esforços de marketing, comunicação e vendas;

Análise competitiva: Quais são os pontos fortes e fracos de seus concorrentes? Como você vai vencê-los? Responda nesta seção;

Projeto e plano de desenvolvimento: Qual é o seu produto ou serviço e como ele se desenvolverá? Em seguida, crie um orçamento para esse produto ou serviço;

Plano de operações e gestão: Aqui você vai descrever como o negócio funciona no dia a dia, quais as tarefas e dinâmicas necessárias para seu funcionamento;

Plano financeiro: De onde o capital para iniciar o negócio vai sair? Qual será o orçamento? E quais as projeções de ganho? Caso você precise de crédito para começar, conheça nossas soluções para empreendedores.

Para cada pergunta, você pode gastar de uma a três páginas. Lembre-se de que o plano de negócios é um documento vivo e dinâmico. À medida que o tempo passa e seu negócio amadurece, você deve atualizá-lo.

Desenvolva sua estrutura

Você vai ter loja física? Se sim, alugue ou compre um ponto e prepare o local para o início do empreendimento. Liste tudo o que você precisa para ter certeza de que não está esquecendo de nada.

 

Caso você venda produtos físicos, também desenvolva seu produto e prepare seu estoque. 

Abertura de empresa: o passo a passo burocrático

Agora que você já elaborou um planejamento eficiente para a abertura da sua empresa, é preciso pensar na parte burocrática que formaliza essa abertura. Abaixo listamos os principais passos, de forma resumida:

 

Defina qual será o seu modelo de negócios e o nome da empresa

Defina a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) em que o negócio se encaixa

Escolha o tipo de empresa (MEI, ME, EPP, Médio ou Grande Porte) que representa o negócio

Escolha qual será o seu regime jurídico, EI, SLU ou LTDA

Defina o regime tributário, escolhendo entre Simples Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real

Elabore o Contrato Social, exceto se for MEI

Faça o registro da empresa na Junta Comercial da sua cidade

Obtenha os alvarás de localização e de funcionamento, de acordo com a atividade econômica exercida

Realize a Inscrição Estadual, caso necessário.

 

Todo esse processo você pode fazer por conta, embora o contador possa facilitar sua vida. Porém, é importante ter em mente que com exceção do MEI, as demais naturezas jurídicas precisam ter um profissional contábil para acompanhar mensalmente o negócio.





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