10 dicas básicas de redes sociais para os pequenos negócios



 

Se você é empreendedor e quer saber como extrair todo o potencial das redes sociais, confira essas dicas

Estar presente na internet não é mais um diferencial. É uma necessidade. As redes sociais se tornaram uma extensão das nossas vidas, e seu uso é fundamental para qualquer negócio que queira ter mais sucesso.

 

Mas são tantas mídias diferentes, tantos canais e tipos de conteúdo, que às vezes até parece intimidador. Pensando nisso, separamos aqui as 10 melhores dicas para você, empreendedor, começar a trabalhar as redes sociais da sua empresa hoje (ou melhorar o trabalho que você já faz). 

1. Entenda quem é a sua persona

Conhecer a persona do seu negócio é o que vai guiar todas as suas ações de marketing e, claro, a sua comunicação nas redes sociais. É também a persona que define em quais redes você precisa estar mais presente.

 

Por exemplo, se a sua persona faz parte da geração Z, pode ser extremamente importante você ter um perfil no TikTok, que é a rede social onde essa geração está sendo criada. Já o Facebook, nesse caso, poderia ficar em segundo plano ou nem mesmo ser necessário. É a sua persona que vai ditar as regras. 

2. Tenha uma linha editorial bem definida

Nas redes sociais da sua empresa você não deve postar “só por postar”. Cada conteúdo precisa ter um objetivo, e é por isso que definir a sua linha editorial é muito importante. 

 

Se você vende produtos sustentáveis, por exemplo, sua linha editorial pode ser dividida em: sustentabilidade (linha principal), estilo de vida (apoio à linha principal) e campanhas promocionais (posts focados em venda, em lançamentos de produto, etc). A linha editorial vai direcionar seu planejamento de conteúdo e otimizar muito seu tempo.

3. Tenha clareza e chamada de ação na sua bio

A biografia é uma das partes mais importantes do perfil da sua empresa nas redes sociais. Isso porque ela é a primeira coisa que o possível cliente vai ver quando entrar no seu perfil.

 

Por isso, seja sucinto, claro e tenha uma chamada de ação. A sua bio deve contar uma frase resumida do que o seu negócio se trata, e as chamadas podem variar. Você pode convidar o seguidor a visitar o seu site, ou entrar em contato por whatsapp, enfim, o que for melhor pra você. Mas é importante que você deixe presente ali um próximo passo a ser realizado.

4. Entenda o perfil de cada rede social

O Twitter é uma rede social para textos curtos, principalmente notícias. O YouTube é uma plataforma de vídeos mais completos. O Instagram virou praticamente um shopping virtual, onde suas fotos são a vitrine da sua empresa e você pode trabalhar com vídeos mais criativos também. Enfim, as opções são muitas, e cabe a você entender cada uma delas para saber o que postar em cada uma.

 

E, mais do que isso, saber o que esperar de cada uma também. Um vídeo publicado no YouTube, se bem aliado a SEO, tem vida muito mais longa que um post de Instagram, por exemplo, que depois de uma semana já não gera tanto engajamento.

5. Tenha constância

Para manter seus amigos e familiares na sua vida, próximos de você, é preciso manter contato, certo? E nas redes sociais é a mesma coisa! É sobre relacionamento. Você não precisa fazer 10 posts por dia, mas é importante definir e seguir uma frequência de publicação, sempre seguindo a sua linha editorial.

6. Varie os formatos de conteúdo

Essa dica é especialmente para o Instagram, uma das maiores redes sociais da atualidade. O Instagram possui diversos recursos diferentes que você pode explorar além das fotos publicadas no feed. Existe Reels, IGVT, Stories.. Estude sobre as funcionalidades da plataforma, entenda o propósito e potencial de cada uma, e assim mescle as suas publicações em diferentes formatos.

7. Conecte suas redes sociais ao seu site

As suas redes sociais são uma ótima ponte entre o seu site e o seu público. Certifique-se de que no site você possui ícones das suas redes sociais com redirecionamento para elas, e que nas suas redes você disponibiliza o endereço do site. Faça o tráfego navegar de uma para a outra e amplifique seu alcance.

8. Tenha uma identidade visual bem definida

Hoje as redes sociais refletem o universo da sua marca. É importante que as suas fotos, vídeos, e conteúdos tenham identidade. Não é sobre um feed milimetricamente organizado, e sim sobre personalidade. O público precisa bater o olho no seu conteúdo e saber que ele é da sua marca sem nem mesmo ler. Por isso, invista na construção de uma identidade visual que combine com a sua empresa.

9. Meça seus resultados com frequência

Cada rede social possui seus próprios mecanismos e métricas de análise, e é fundamental que você analise os resultados dos seus conteúdos em cada uma. Só assim você vai descobrir que tipo de post mais engaja, qual gera mais vendas, o que não está dando certo e por aí vai. Uma estratégia de sucesso é uma estratégia mensurada.

10. Se relacione com seu público

Por fim, mas não menos importante: não esqueça do princípio básico de funcionamento das redes sociais - elas são uma rede de pessoas. Ter um atendimento humanizado, responder comentários chamando a pessoa pelo nome, tudo isso é importante para se aproximar do seu público. 

 

Gostou dessas dicas? Hora de colocar em prática!

 




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